Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuvas ‘enchem’ rios que cortam MS e nível do Rio Paraguai atinge o dobro da cota de seca

Durante seca severa, Rio Paraguai chegou a 69 centímetros abaixo da cota zero em 2024
Liana Feitosa -
Rio Paraguai
Rio Paraguai (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

As chuvas registradas em já tem causado mudanças na realidade dos rios que cortam o estado. No caso do Rio , por exemplo, a estação localizada na cidade de indica que a cota atual do rio é de 108 cm, bem diferente da cota considerada de estiagem, que é de 52 cm.

O medidor de índice pluviométrico localizado na cidade indica que, nos últimos 7 dias, 83,4 mm de chuva foram registrados. Esse valor representa 80% da média histórica de chuva para esse local no mês de dezembro, que é de 104 mm. Essas quantidades de chuvas melhoram a condição do nível dos rios. 

Rio Aquidauana

A quantidade de chuva registrada no Rio também é ainda maior. Enquanto a média histórica para dezembro no ponto localizado na cidade de Aquidauana é de 93mm, nos últimos 7 dias foram registrados 105,8 mm de chuva. Ou seja, já choveu mais do que a média histórica para o mês na cidade.

Atualmente, em todos os pontos de medição do Rio Aquidauana os níveis encontram-se acima da cota de estiagem: em , Aquidauana e Miranda.

Rio Paraguai

No caso do Rio Paraguai, a estação localizada na cidade de Ladário indica que a cota atual do rio é de 108 cm, bem diferente da cota considerada de estiagem, que é de 52 cm.

No dia 18 de outubro deste ano o rio chegou a 69 centímetros abaixo da cota zero, um recorde até então nunca atingido em 124 anos, desde que a medição começou a ser feita, em 1900. 

Na estação localizada em Porto Esperança, neste dia 26 de dezembro, o rio saiu da cota de estiagem, chegando a 42 cm. Em Porto Murtinho, o Rio Paraguai também está acima da cota de estiagem, marcando 197 cm, contra 184cm, que é o nível que indica seca.

O rio, em Ladário, ficou quatro meses e sete dias na cota de estiagem em 2024. Somente no dia 8 de dezembro o nível do rio subiu e passou de 52 centímetros.

Atualmente, em todos os pontos de medição do Rio Paraguai, os níveis encontram-se acima da cota de estiagem.

Rio Taquari

Em Coxim, o Rio Taquari está bem acima da cota de seca, que é de 350 cm. O nível das águas chegou a 471 cm nesta quinta-feira (26), 70 cm acima da cota de alerta, que é de 400 cm. A situação é considerada de emergência ao atingir ou superar os 500 cm.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após suposta tentativa de homicídio, homem grava vídeo incendiando moto no interior de MS

Suspeito de feminicídio se apresenta e nega ter quase decapitado Doralice

nova alvorada

Comarca de Nova Alvorada do Sul tem vaga para estágio; confira como se inscrever

Homem flagrado com skunk diz que recebeu droga como pagamento em roça de maconha

Notícias mais lidas agora

acidente

Ferrovias abandonadas e rodovias precárias expõem descaso que resultou em tragédia na BR-262

Luz no céu de MS intriga amigos: meteoro, lixo espacial ou ‘sinal de guerra’?

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

Com orçamento de R$ 5 milhões, Castelinho de Ponta Porã deve ser concluído em dezembro de 2025

Últimas Notícias

Esportes

Náutico e Operário entram em campo para decisão do Estadual Sub-13

Partida começa às 15h e resultado define quem será dono da taça estadual

Famosos

Aparição de Hailey sem aliança reforça rumores sobre divórcio de Justin Bieber

As especulações apontam que o término se deu devido ao comportamento de Justin

Cotidiano

Geada e mínima de 3ºC: Campo Grande enfrenta dias frios na próxima semana

Previsão é do Inmet, que aponta possibilidade de geada neste inverno

Emprego e Concurso

Funtrab terá mais de 3,8 mil vagas de emprego em MS

As vagas estarão disponíveis a partir de segunda-feira (23)