Pular para o conteúdo
Cotidiano

Chuva intensa e atrasados ‘de cara’ no portão: confira como foi o 1° dia do Enem em Campo Grande

Em Mato Grosso do Sul, mais de 51,1 mil candidatos se inscreveram para realizar a prova neste domingo (3)
Mariane Chianezi, Monique Faria, Victória Bissaco -
enem
Estudantes correm às salas de prova após abertura dos portões | (Henrique Arakaki, Midiamax)

Uma das datas mais esperadas para quem quer ingressar no ensino superior foi marcado por chuva intensa, adiantados com medo de ‘pagar mico’ e atrasos em confusão com horários. O 1º dia do (Exame Nacional do Ensino Médio) em aconteceu neste domingo (3). Em Mato Grosso do Sul, mais de 51,1 mil candidatos se inscreveram para realizar a prova.

Logo pela manhã, candidatos não quiseram ‘pagar para ver’ e chegaram com até 3 horas de antecedência em locais de prova. A chuva intensa prevista pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) não intimidou os estudantes. Com expectativa alta, o jeito foi encontrar abrigo embaixo de tendas ou locais fechados até a abertura dos portões, às 11h.

Com a abertura dos portões, o ‘mar de guarda-chuvas’ tomou a entrada da , localizada na Ceará. O Midiamax flagrou candidatos com capa de chuva e correndo para baixo de abrigos para se proteger das pancadas de chuva.

(Henrique Arakaki, Midiamax)

Apostas para a redação

Quem chegava para a prova, o assunto era o tema da redação do Enem. Dentre os temas esperados, estavam Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.

Na chegada da prova, a reportagem falou com quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, que chegaram a palpitar sobre o possível tema a ser abordado na prova.

“Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

Atrasados se confundiram com horário

Muitos candidatos perderam a prova, pois em confusão com horários, se depararam com portões fechados. Os portões fecharam ao 12h em ponto, no horário de e às 13h horário de , mesmo assim, a maioria diz ter confundido os horários divulgados.

O adolescente Francesco Pinheiro, 16 anos, por exemplo, achou que valia o horário de Brasília. Ele chegou após as 12h e se surpreendeu com os portões fechados. O garoto ficou decepcionado, porém, afirmou que iria fazer a prova para treinar.

“Fiz tudo certinho pra chegar agora e esquecer que não era horário de Brasília. To péssimo, angustiado, nervoso, ansioso”, lamentou. 

Candidato confundiu horário e perdeu prova | (Henrique Arakaki, Midiamax)

Tema da redação

Após o início das provas, o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 foi revelado: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X (antigo Twitter).

O tema repercutiu nas redes sociais, se tornando um dos principais assuntos nas redes sociais após sua divulgação. Muitos internautas comemoram a escolha do tema da redação deste ano, destacando a relevância desta pauta para o Brasil.

Candidatos opinam sobre primeiro dia

Na saída do local de provas neste domingo (3), os estudantes opinaram sobre o tema da redação e a prova em geral. A estudante Letícia Prado, de 15 anos, deixou a sala do Enem após as 15h. Na opinião dela, a temática foi difícil de ser desenvolvida. “Você precisa tomar muito cuidado para não fugir do tema, porque pode fazer um negócio e anular a prova inteira por causa da redação. Eu até já esperava um tema assim”, debate.

No geral, também considerou as questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), como difíceis. “Mesmo assim, a parte do Enem é ótima, porque se você passar, pode ir para uma faculdade federal. É difícil? É, mas você vai ver que ele vai te dar bastante oportunidade”, conta.

Para a universitária Nicole Gonçalves, de 19 anos, que optou por fazer o Enem para testar, o tema da redação foi inesperado. “Fiquei bem surpresa quando eu vi, porque estava esperando sobre alfabetização das crianças”, diz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área