Enem: tema da redação é ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’

O tema do Enem foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através de rede social

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mais cedo, candidatos apostavam que tema poderia ser IA ou Meio Ambiente (Henrique Arakaki, Midiamax)

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 foi revelado: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X (antigo Twitter).

Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. Em Mato Grosso do Sul, a prova começou às 12h30 e está marcado para terminar às 18h.

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação. 

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto: 

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Entre os critérios que conferem nota zero estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. 

Candidatos apostavam em IA e Meio Ambiente

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estava nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à Uniderp da Avenida Ceará, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estavam Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.

A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.

O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.

*Com informações Agência Brasil

Conteúdos relacionados

refis
Jogo do 'tigrinho'