Enem: tema da redação é ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’
O tema do Enem foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através de rede social
Mariane Chianezi, Mirian Machado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 foi revelado: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A informação foi divulgada neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X (antigo Twitter).
Além da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. Em Mato Grosso do Sul, a prova começou às 12h30 e está marcado para terminar às 18h.
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Entre os critérios que conferem nota zero estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Candidatos apostavam em IA e Meio Ambiente
A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) estava nos pensamentos e na ponta da língua dos candidatos que chegaram cedo à Uniderp da Avenida Ceará, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estavam Inteligência Artificial e até Meio Ambiente.
A prova de redação é aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de múltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.
O quarteto de amigos Eloá Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia Letícia, de 19 anos, já possui palpites sobre o possível tema a ser abordado na prova. “A expectativa para esse ano até que está boa, mas a ansiedade está a mil, então atrapalha bastante. Toda vez é a mesma preocupação com o tema da redação”, descrevem.
Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de Inteligência Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. “Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, é tudo uma previsão. Mas, se cair, está tudo certo”, disse uma das amigas.
*Com informações Agência Brasil
Notícias mais lidas agora
- Com três alertas de chuva intensa, cidades de MS podem registrar ventos de até 100km/h
- Durante perseguição e tentativa de abordagem, motociclista atropela guarda no Jardim das Macaúbas
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
Últimas Notícias
Perdeu o prazo para renegociação? Refis ganha mais dias e vai até 20 de dezembro
Descontos chegam a 80% das multas e correções
VÍDEO: Policiais militares salvam família que caiu com carro em córrego em Paranaíba
No local havia um bebê de três meses
Militar é preso depois de atirar três vezes contra rapaz no bairro Vida Nova em Campo Grande
O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimento na panturrilha, costas e na barriga, e levado para a Santa Casa.
Na expectativa de ‘aquecer corações’ com opções artesanais, expositores apostam em feiras natalinas
A esperança é que as pessoas procurem por itens para presentear no Natal e Ano Novo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.