Menu

Carro pegou fogo? Bombeiro dá ‘dica de ouro’ para usar extintor e combater chamas

Casos de veículos pegando fogo em ruas de Campo Grande acendem o alerta para cuidados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Gol ficou completamente destruído em incêndio. (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

Toda semana o Jornal Midiamax tem mostrado pelo menos um caso de incêndio em veículo em via pública de Campo Grande. Um dos mais recentes foi um Volkswagen Gol, de cor branca, que foi totalmente destruído, na Avenida Mascarenhas de Moraes, no dia 21 de janeiro.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul divulgou um vídeo com dicas valiosas sobre o assunto para ajudar quem for surpreendido com chamas no veículo. O capitão Eduardo Tracz explica que, nos casos de incêndio dentro do carro, a primeira orientação é parar o automóvel em local seguro e retirar todos os ocupantes. 

“Geralmente, debaixo do banco do passageiro há uma pequena trava para o extintor de fácil retirada. Retire o lacre do extintor e aperte o gatilho em direção ao foco até que o extintor se esgote”, explica o bombeiro. 

Ele ressalta que, nesses casos de incêndios, sempre devem ser utilizados extintores com pó químico, seja do tipo APC ou PC. 

Quem não tiver um extintor de incêndio no carro deve procurar um estabelecimento ou posto de abastecimento próximo para que possa usar a ferramenta. 

O que fazer com fogo no capô do carro?

A orientação nos casos de fogo no capô do carro é de primeiro destravar a tampa usando a alavanca debaixo do volante. Uma dica importante é abrir apenas o primeiro estágio do capô e não completamente.

“Não abra todo o capô para não ofertar oxigênio ao foco. Coloque o extintor na abertura, cuidado para não queimar as mãos, e aperte até o final”, explica o bombeiro. 

Outras dicas importantes são realizar as manutenções necessárias em locais sérios e abastecer em locais certificados pelo Corpo de Bombeiros. 

Conteúdos relacionados