Pular para o conteúdo
Cotidiano

Carro pegou fogo? Bombeiro dá ‘dica de ouro’ para usar extintor e combater chamas

Casos de veículos pegando fogo em ruas de Campo Grande acendem o alerta para cuidados
Thalya Godoy -
Gol ficou completamente destruído em incêndio. (Nathália Alcântara, Jornal Midiamax)

Toda semana o Jornal Midiamax tem mostrado pelo menos um caso de incêndio em veículo em via pública de . Um dos mais recentes foi um Volkswagen Gol, de cor branca, que foi totalmente destruído, na Avenida Mascarenhas de Moraes, no dia 21 de janeiro.

O Corpo de Militar de divulgou um vídeo com dicas valiosas sobre o assunto para ajudar quem for surpreendido com chamas no veículo. O capitão Eduardo Tracz explica que, nos casos de incêndio dentro do carro, a primeira orientação é parar o automóvel em local seguro e retirar todos os ocupantes. 

“Geralmente, debaixo do banco do passageiro há uma pequena trava para o extintor de fácil retirada. Retire o lacre do extintor e aperte o gatilho em direção ao foco até que o extintor se esgote”, explica o bombeiro. 

Mestre de obras viu carro ser destruído por fogo a caminho do trabalho no Amambaí

Ele ressalta que, nesses casos de incêndios, sempre devem ser utilizados extintores com pó químico, seja do tipo APC ou PC. 

Quem não tiver um extintor de incêndio no carro deve procurar um estabelecimento ou posto de abastecimento próximo para que possa usar a ferramenta. 

O que fazer com fogo no capô do carro?

A orientação nos casos de fogo no capô do carro é de primeiro destravar a tampa usando a alavanca debaixo do volante. Uma dica importante é abrir apenas o primeiro do capô e não completamente.

“Não abra todo o capô para não ofertar oxigênio ao foco. Coloque o extintor na abertura, cuidado para não queimar as mãos, e aperte até o final”, explica o bombeiro. 

Outras dicas importantes são realizar as manutenções necessárias em locais sérios e abastecer em locais certificados pelo Corpo de Bombeiros. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Incêndio repentino destrói casa em Três Lagoas

Cruzeiro faz boa apresentação e despacha o Bahia no Mineirão, com dois gols de Kaio Jorge

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Últimas Notícias

TV & Novela

Maria de Fátima garante que se casará com Afonso Roitman: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18)

TV & Novela

Madalena experimenta vestido de noiva: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18)

TV & Novela

Edu confirma gravidez de Celeste: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 18/04/2025

Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira (18_

Polícia

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Confusão com prisão aconteceu na noite desta quinta-feira (17)