A campanha Abril Laranja, iniciada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais em 2006, desempenha um papel fundamental na conscientização sobre esse crime. Maltratar um animal não apenas é cruel, mas também constitui um crime conforme a lei 14.064/20 em vigor no país. A penalidade para os condenados varia de 2 a 5 anos de prisão, multa e inclusão do nome no registro de antecedentes criminais.

A abertura da ação aconteceu nesta segunda-feira, 1, de manhã com uma palestra para os estudantes da Escola Estadual Joaquim Murtinho, com a presença da Polícia Militar Ambiental (PMA), canil da Polícia Militar, Delegacia Especializada de Repreensão de Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Causa Animal.

A conscientização é a melhor remédio para combater o abandono irresponsável de animais – fotos: Divulgação

É essencial que a população compreenda a gravidade desse comportamento e contribua para combatê-lo, seja denunciando ou reconhecendo que os animais não são objetos descartáveis. A conscientização é promovida pelo Grupo de Apoio Animal da capital, especialmente entre os jovens e crianças das escolas públicas, para que eles se tornem agentes ativos na prevenção dos maus-tratos aos animais.

Programação Abril Laranja

02 e 03/04 – Pátio Central Shopping
Feira com a animais resgatados e adultos

05/04 – Shopping Campo Grande
Feira com a animais resgatados e adultos

06/04 – Comper da Av. Eduardo Elias Zahran
Feira com a animais resgatados e adultos

09/04 – Dourados
Conscientização nas escolas

10/04 – Ponta Porã
Conscientização nas escolas

Caso testemunhe situações de abandono ou maus-tratos, é importante entrar em contato com as autoridades competentes, como a DECAT (telefone: 67 3325-2567) ou a PMA (telefone: 067 3357-1500).