O Pantanal sul-mato-grossense vivencia uma nova tragédia ambiental devido aos incêndios que mais uma vez assolam o bioma. Nesta sexta-feira (28), para reforçar o combate às chamas, a FAB (Força Aérea Brasileira) deu início à sua primeira missão aérea real de combate a incêndios, utilizando a aeronave KC-390 Millennium, considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo. O Jornal Midiamax mostrou a chegada do avião a Corumbá e a FAB divulgou mais detalhes da aeronave.

Com capacidade de lançar 12 mil litros d’água, a aeronave, operada pelo 1º GTT (Primeiro Grupo de Transporte de Tropa) – Esquadrão Zeus – atua pela primeira vez em combate real a incêndios durante voo nas queimadas. O avião chegou com comitiva de ministros que cumpre agenda no município.

Neste sábado (29), estão previstos três voos de aproximadamente 35 minutos para o lançamento de 12 mil litros de água cada um. Para aumentar o efeito no combate ao fogo, um produto químico denominado retardante é adicionado à água lançada pelas aeronaves na região.

Dados do monitoramento de focos ativos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que o número de focos de fogo no Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou a 2.552 entre 1º a 27 de junho, número muito maior do que os 77 detectados em todo o mês no ano passado.

Comandante do 1º GTT, Tenente-Coronel Aviador Bruno Americo Pereira, explica que a aeronave, desenvolvida pela Embraer, é uma plataforma multimissão eficaz no combate a incêndios em diversos biomas, como o Pantanal brasileiro.

“Utilizando o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS2, do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System). Ela pode lançar até 12.000 litros de água com alta precisão, mesmo sob condições desafiadoras de baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas”, destaca o Tenente-Coronel Pereira.

Sistema oferece maior eficácia no combate às chamas

O equipamento MAFFS conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 3.000 galões – aproximadamente 12.000 litros – de água em áreas de incêndios, com ou sem retardante de fogo, conforme o critério de nível de cobertura padrão do solo. Além disso, o sistema oferece maior precisão, aumentando significativamente a eficácia das operações de combate a incêndios.

Conforme a FAB, as ações levam em conta as adversidades da operação, que requer um voo a baixa altitude, baixa velocidade e em elevadas temperaturas. Dessa forma, as equipes mantém a aeronave pressurizada, sem comprometer a performance do KC-390.

Combate aos incêndios

O avião chegou com comitiva de ministros que cumpre agenda no município
O avião chegou com comitiva de ministros que cumpre agenda no município (Divulgação, Governo de MS)

As Forças Armadas atuam na região desde 5 de junho. A Marinha empregou 250 militares, 1 aeronave, 1 navio patrulha, 4 embarcações e 5 viaturas em ações como transporte de pessoal e equipamentos. No local também estão mais de 80 agentes da Força Nacional.

O Exército Brasileiro também empregou militares no controle de focos de incêndio nas proximidades do Forte Coimbra, em Corumbá. A atuação das Forças ocorre em apoio ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama e ao Corpo de Bombeiros.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.