Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos), referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024, têm até quarta-feira (14) para apresentar a documentação às instituições de educação superior.

Conforme o MEC (Ministério da Educação), em 2024 o Prouni ofertou 651.483 bolsas, entre integrais e parciais. Já que cada participante pode escolher até dois cursos, o Programa teve mais de 1,8 milhão de inscrições.

Divulgado pelo Ministério em 31 de julho, o resultado da primeira chamada está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Comprovação

Os candidatos podem entregar a documentação solicitada no ato da inscrição presencial ou encaminhar para as instituições através do site oficial de cada uma delas. A documentação será encaminhada ao coordenador do Prouni dentro da própria instituição.

Cabe às instituições, no entanto, disponibilizar em suas páginas da internet, um campo específico para o encaminhamento da documentação. Ao recebê-la, as instituições devem, obrigatoriamente, enviar ao candidato um comprovante da entrega da documentação.

Também é dever das instituições registrar a aprovação ou reprovação dos participantes no Sisprouni (Sistema Informatizado do Prouni) e emitir os termos de concessão de bolsa ou termos de reprovação até sexta-feira (16).

O Ministério reforça ainda que é de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a averiguação de informação.

Caso o candidato perca o prazo ou as informações enviadas não cumpram com a verdade, haverá automaticamente a reprovação do candidato.

Todas as regras estão disponíveis nos editais do Programa.

Cronograma do Prouni

Conforme o MEC, a lista dos candidatos pré-selecionados para a segunda chamada estará disponível em 20 de agosto. Os candidatos poderão acessar a lista através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Já a apresentação dos documentos deverá ser feita até 30 de agosto.

Os candidatos que não foram pré-selecionados nas duas chamadas anteriores podem participar da lista de espera. Os interessados deverão manifestar interesse através da Página do Prouni, entre 9 e 10 de setembro.

A lista estará disponível para consulta em 13 de setembro, no Sisprouni, conforme edital.

Sobre o Prouni

O Programa, criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas.

O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.