A Serpre (Seção de Previsão do Tempo) do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta terça-feira (2) o balanço climatológico do mês de junho, referente ao município de Campo Grande.

O boletim apontou que, em junho, “não houve em Campo Grande registro de precipitação acumulada em junho, na estação meteorológica automática do Inmet”. Os dados seriam referentes à chuvas que fossem igual ou maiores que 1 milímetro.

Segundo registro histórico do Inmet, tipicamente, ocorrem 4 dias com chuva que atingem o volume citado.

Com essa ausência, no acumulado do ano, o déficit pluviométrico está em mais de 400 mm, valor 52% abaixo da climatologia de referência.

Na Tabela 1 estão expressas as precipitações dos últimos meses e os correspondentes valores da climatologia.

Temperaturas

Em junho de 2024, a média de temperatura foi de 30,6 °C, com temperaturas máximas encerrando o mês com um significativo desvio positivo de 3,7 °C em relação à climatologia de 26,9 °C. A máxima do mês atingiu 32,5 °C, registrada em 16 de junho.

A média das temperaturas mínimas foi de 19,2 °C, apresentando um desvio também elevado de 3,4 °C acima da normal climatológica de 15,8 °C. A temperatura mínima do mês foi de 12,5 °C, observada no último dia de junho.

Ambos os desvios positivos das temperaturas máximas e mínimas aumentaram significativamente após uma diminuição em maio, influenciados pela persistente onda de calor sobre o Mato Grosso do Sul. Este fenômeno foi caracterizado pela baixa umidade do ar, pouca nebulosidade e aumento das temperaturas devido à subsidência atmosférica (aumento da pressão atmosférica com movimento descendente do ar).

Para visualizar as séries diárias de temperatura e precipitação ao longo do mês de junho de 2024, consulte a Figura 1 abaixo.

A menor amplitude térmica diária foi de 8,2 °C, ocorrendo em 29 de junho (com mínima de 19,1 °C e máxima de 27,3 °C), enquanto a maior amplitude foi de 13,9 °C no dia 11 (com mínima de 17,7 °C e máxima de 31,6 °C).

Em relação aos ventos, a maior rajada foi de 14,5 m/s (equivalente a 52 km/h), registrada no final da manhã do dia 14.