Pular para o conteúdo
Cotidiano

Campo Grande terá reconhecimento facial e mais 112 câmeras de segurança no Centro até junho

Equipamentos captam imagens em 4k e farão monitoramento das áreas durante as 24h do dia
Liana Feitosa, Aline Machado -
Coletiva Sesdes, montagem (Ana Laura Menegat, Midiamax)

De acordo com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Campo Grande, 50% das novas câmeras de monitoramento da capital já foram instaladas no Centro da cidade. Ao todo, serão 112 equipamentos novos operando até junho deste ano, segundo o titular da Sesdes (Secretário Especial de Segurança e Defesa Social), Anderson Gonzaga.

As informações foram concedidas em entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (16), na sede da Sesdes. 

Reconhecimento facial

Conforme o secretário, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos informou que a conclusão do trabalho deve ocorrer entre maio e junho. As câmeras, que captam imagens em 4k, farão monitoramento das áreas durante as 24h do dia. Além disso, 10 dessas câmeras vão contar com software de reconhecimento facial.

Ou seja, das 112 câmeras, 10 terão a capacidade de identificar a identidade da pessoa pelas imagens captadas.

Ainda segundo o secretário, a tecnologia de reconhecimento facial contará com parceria com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), para aprimorar o trabalho e o banco de dados das Forças de Segurança Pública, por meio dessa atuação em conjunto. 

Gonzaga ainda explicou que há a possibilidade de que essa parceria se estenda ainda à PRF (Polícia Rodoviária Federal) e à PF (Polícia Federal). No entanto, essas parcerias ainda não estão confirmadas.

A GCM explicou ainda que as imagens captadas ficam armazenadas no sistema por cerca de 30 dias, como ocorre nas 39 câmeras que já operam na cidade. 

Pontos “vigiados”

Já os novos equipamentos captarão imagens principalmente do corredor da Rua Rui Barbosa. No entanto, por questão estratégica, não foram detalhados todas as vias que devem estar “na mira” das câmeras, nem quais pontos exatamente devem ser monitorados.

Além de ajudar na identificação de criminosos, os equipamentos também auxiliarão na identificação de crimes e atos ilícitos, como no caso flagrado na madrugada desta segunda-feira (13). Nesse caso, um homem foi registrado pelo monitoramento da GCM furtando fios de iluminação do monumento ao escritor Manoel de Barros, na Avenida Afonso Pena.

Diante da situação, uma equipe foi até o local e o homem acabou preso em flagrante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Curso gratuito de assistente administrativa abre nova turma no Jardim Canguru

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro

Justiça Federal faz atendimento no Assentamento Mutum em MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Clubes exigem que CBF mude processo eleitoral e se comprometa com a criação de liga

Últimas Notícias

Mundo

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

30 pessoas que supostamente estavam planejando atividades para desestabilizar o país

Cotidiano

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Também haverá intervenções culturais e atendimentos como vacinação e empreendedorismo

Esportes

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

A atacante brasileira Marta foi eleita, nesta segunda-feira, a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou o Top 10 da modalidade. Aos 39 anos, Marta segue em atividade no Orlando Pride, dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio … Continued

Cotidiano

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

O idoso sofre de Alzheimer