Nesta sexta-feira (10), foi sancionado o projeto que prevê a redução da jornada dos psicólogos que atuam na rede municipal de saúde para 30 horas de trabalho semanais. O projeto havia sido votado em regime de urgência pelos vereadores em 18 de abril, na Câmara de Campo Grande.

Para Walkes Vargas, presidente do Conselho Regional de Psicologia, o momento é de comemoração. O decreto existe desde 2015 sobre o assunto, mas a sanção traz mais segurança e tranquilidade aos profissionais, já que a jornada de trabalho continuará a mesma, mesmo com as futuras mudanças na gestão do município.

“É um momento de muita alegria, de celebração, de fazer memória dessa luta da categoria que é uma luta nacional de muitos anos e aqui no município não foi diferente, a categoria que atua no serviço público municipal vem lutando por essa conquista há muitos anos, fazendo mobilizações, fazendo passeatas, atos políticos, seja aqui na prefeitura ou lá na câmara municipal”, afirma.

Segundo Marilene Kovalski, ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia, a luta é antiga, mas com este avanço, os profissionais exercerão um trabalho de qualidade, com tempo para descanso e especialização.

“Cada vez mais se debate dentro da psicologia, da psicanálise, que é uma área que eu atuo, a necessidade de cuidar de quem cuida”, pontua.

Sobre a decisão, a prefeita Adriane Lopes afirmou que “essa demanda foi atendida pela prefeitura, pois precisamos ter um olhar diferenciado para o servidor”.

Fale com o Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax? Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

Acompanhe nossas atualizações no Facebook, Instagram e Tiktok.