A cidade de Campo Grande foi escolhida como um dos 59 municípios prioritários para a implementação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades. A definição foi dada pela Portaria nº 972/2024, publicada na quarta-feira (27).

A portaria estabelece que, durante o período compreendido entre março de 2024 e dezembro de 2026, os municípios poderão manifestar interesse em receber apoio institucional e técnico para a estruturação, implementação, monitoramento e avaliação de ações, conforme estabelecido pelo Decreto nº 11.822, de 2023.

A diretora Patrícia Gentil, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, salientou a importância da iniciativa: 

“Temos a missão de tirar o Brasil do Mapa da Fome. A Estratégia Alimenta Cidades é um chamado do governo federal para atuar junto com as cidades brasileiras na adoção de ações e programas que possibilitem o acesso, a oferta e a disponibilidade de alimentos saudáveis para a população mais vulnerabilizada”.

A Estratégia Alimenta Cidades pretende contribuir com o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e o enfrentamento da situação de insegurança alimentar vivida no contexto dos municípios brasileiros. 

Entre as ações previstas destacam-se o incentivo a ações do Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana a redução de perdas e desperdícios de alimentos, o fortalecimento das Cozinhas Solidárias, ações de educação alimentar e nutricional nos sistemas de saúde, assistência e educação, entre outras.