A campanha nacional contra poliomelite começa nesta segunda-feira (27). Em Campo Grande, a meta, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), é imunizar 62 mil crianças com idades de 1 a 4 anos.

A campanha de vacinação contra a poliomelite segue até o dia 27 de junho. O dia D de mobilização nacional está agendado para o próximo dia 8. A vacina será distribuída em 74 unidades de saúde da Capital.

Em 2023, conforme registros, Campo Grande ficou abaixo da meta de vacinação do Ministério da Saúde, com 85,72% do público-alvo imunizado. A estimativa no ano passado era imunizar 95% do público alvo.

Poliomelite

O último caso de poliomielite no Brasil aconteceu em 1989. O país recebeu a certificação de área livre de circulação do vírus em 1994 e não há mais registro da doença nas Américas. Já em alguns países do oriente médio ainda existem casos de contaminação.

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomelite é contagiosa e transmitida por um vírus que vive no intestino e pode infectar adultos e crianças. A transmissão se dá pelo contato direto com as fezes ou secreções eliminadas pelo corpo.

A doença causa paralisia, e nos casos mais graves atinge membros inferiores como paralisia de uma das pernas, pé torto, dores nas articulações e atinge também outros músculos que podem prejudicar a fala e a deglutição.

Os sintomas mais comuns da doença são: febre, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, diarreia, vômitos e rigidez na nunca. Não existe tratamento específico contra a doença e em caso de internação os médicos tratam os sintomas de acordo com o quadro do paciente.