Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus

Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Divulgação

Parte da programação da campanha nacional dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou campanha em terminais do transporte coletivo urbano de Campo Grande para informar passageiras e passageiros que a importunação sexual é crime e precisa ser denunciada – não importa onde ocorrer, inclusive se for dentro de ônibus.

De acordo com a defensora pública de 2ª instância Zeliana Luzia Delarissa Sabala, e a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande, Iacita Terezinha Rodrigues de Azamor Pionti, estiveram no Terminal Bandeirantes na tarde do dia 9. Panfletaram e conversaram com usuárias e usuários do serviço de transporte público sobre a importunação sexual, “que são atitudes que expõem, que lesam a liberdade da mulher de estar onde ela quiser estar”, segundo Sabala.

Fernanda Vaz, 25, assistente de comunicação, estava no terminal no momento da ação. “É bem assustador, porque a gente se sente muito desamparada. Achei interessante o folheto da Defensoria, porque na hora do nervosismo a gente não sabe o que fazer”, declara Vaz, que agora está bem informada sobre atos que configuram uma importunação e como procurar ajuda. Inclusive, a coordenadora do Nudem ressalta que “é direito da mulher promover denúncia e fazer prova desse delito”, sendo que as testemunham também precisam agir.

Conteúdos relacionados

lama
chuva de meteoros