Campanha de vacinação antirrábica deve percorrer mais de 300 mil imóveis até o fim do mês, de acordo com o CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses). Segundo o CCZ, equipes estão finalizando a vacinação nos bairros da Região Urbana do Prosa. A região Central deverá ser a última a ser atendida.
Até o momento foram visitados mais de 260 mil imóveis e vacinados 125 mil cães e 48 mil gatos, inclusive da zona rural do município. A campanha de vacinação nas casas teve início em agosto do ano passado.

De acordo com a médica veterinária, Maria Aparecida Conche Cunha, juntamente com a vacinação está sendo realizada uma nova contagem da população de cães e gatos. “Isso é fundamental para podermos definir estratégias e ações mais assertivas voltadas ao controle de zoonoses e populacional destes animais”, pondera.

“Não há outras contraindicações à vacina antirrábica, inclusive ela é a única vacina obrigatória, conforme estabelecido em lei”, diz. Para receber a vacina o cão ou gato deve ter no mínimo três meses de idade e estar saudável, diz a veterinária sobre a importância da vacinação, visto a presença do vírus da Raiva nos morcegos, os quais acidentalmente podem transmitir aos cães, gatos e ao homem. A vacinação nos animais serve como um bloqueio no avanço da doença

Apesar de não haver novos casos de raiva em cães e gatos há mais de uma década, a vacina antirrábica é obrigatória em todo território nacional.