Entre os dias 18 de março e 19 de abril, Mato Grosso do Sul promove a campanha ‘Aluno Imunizado’ que consiste em vacinar estudantes de 0 a 15 anos em escolas da rede pública do Estado. Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde.

A ação é realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização e PSE (Programa Saúde na Escola), e SED (Secretaria de Estado de Educação).

Gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, explica que a estratégia Aluno Imunizado tem se consolidado em todo o Estado desde o ano de 2023.

“Essa ação é fundamental para retomada das altas coberturas vacinais vivenciadas no passado. Esse trabalho, articulado entre saúde e educação, tem gerado resultados positivos e a expectativa é boa em relação à campanha de 2024”, diz.

Vacinação em MS
Vacinação em MS (Divulgação)

Neste ano, a campanha conta com incentivo financeiro aos municípios e Estado para custeio das ações via Ministério da Saúde.

Entre as ações previstas está a integração e a comunicação entre UBS (Unidade Básica de Saúde) e escolas, para ampliar o alcance de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis para a adoção de estratégias de vacinação no âmbito escolar.

As crianças e adolescentes deverão ter a autorização dos pais para a aplicação das vacinas em ambiente escolar.

A estratégia envolverá escolas estaduais e municipais, conforme o cronograma municipal enviado à SES. Cada município ficará responsável por articular a comunidade escolar, além da definição de fluxo, os documentos necessários para a vacinação dos alunos nas escolas.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.