Uma massa de ar quente e seca favorece a permanência do calor intenso e baixa umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (19). Apesar disso, agora que a onda de calor deu uma trégua, parte do Estado segue na rota de chuvas intensas, que toma diversas regiões do Brasil. Assim, 52 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul recebem este alerta.

Segundo o Cemtec (Central de Monitoramento do Tempo e do Clima), em Campo Grande, o dia inicia com 25°C e atinge os 35°C. Em Dourados, a mínima é de 24°C e a máxima de 37°C. Nas regiões Sul-Fronteira e Leste, Ponta Porã e Anaurilândia amanhecem com 24°C e chegam a 35°C e 36°C, respectivamente. Iguatemi, no Cone-Sul, apresenta variação entre 25°C e 35°C.

No Bolsão, Paranaíba tem mínima de 25°C e máxima de 34°C, já Três Lagoas registra 26°C pela manhã e 36°C à tarde. Na região Norte, os termômetros em Coxim marcam 24°C inicialmente e atingem 36°C.

No município de Corumbá, no Pantanal, os valores variam entre 28°C e 37°C; Aquidauana, na mesma região, tem mínima de 26°C e máxima de 38°C. Porto Murtinho, na região Sudoeste, registra a temperatura mais alta desta terça-feira, com mínima de 29°C e 40°C nos horários mais quentes do dia.

A recomendação é que a população se hidrate corretamente e evite exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. Além disso, o uso do protetor solar é fundamental, assim como manter uma alimentação mais leve e saudável.

Cidades na rota da chuva

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as cidades sul-mato-grossenses que estão na rota de chuva nesta terça-feira são:

Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Iguatemi, Inocência, Itaquiraí e Ivinhema.

Também estão na lista as cidades, Jaraguari, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora, Taquarussu, Três Lagoas e Vicentina.

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.