A sexta-feira (2) em Mato Grosso do Sul será de sol, tempo firme e variação de nebulosidade. As temperaturas devem se manter acima da média, especialmente pela influência de um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas.

O tempo ainda está aliado a baixa umidade relativa do ar, entre 10 e 30%. Apesar da manhã gelada, de 18°C, haverá aumento gradual da temperatura, que pode chegar a amplitude térmica de 20°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Campo Grande amanhece com mínima de 19°C e deve chegar a 34°C, sem chance de chuva e com baixa umidade do ar. As mínimas devem oscilar entre 18°C e 22°C nas regiões sul, leste e sudeste, enquanto as máximas podem alcançar 29°C a 34°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas estarão entre 23°C e 26°C e as máximas entre 34°C e 37°C. Já nas regiões norte e bolsão, as mínimas variam de 17°C a 21°C e as máximas de 32°C a 36°C.

Os ventos atuarão predominantemente das direções leste, nordeste e norte ao longo do dia, com intensidade variando entre 30 km/h e 50 km/h. Há possibilidade de rajadas de vento superiores a 50 km/h, especialmente no sábado (3) e domingo (4).

Contudo, a combinação de altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes, recomenda-se que a população evite atear fogo em vegetação ou materiais inflamáveis, e mantenha-se hidratada. A baixa umidade e as condições meteorológicas também podem afetar a qualidade do ar, que deve piorar nos próximos dias, impactando a saúde e o meio ambiente.