Localizada na Vila Sobrinho, a Praça do Papa foi projetada para rememorar a visita feita pelo então Papa João Paulo II a Campo Grande, em outubro de 1991. Atualmente, o que também serviria como ponto de encontro e lazer para diversos campo-grandenses, se tornou um transtorno pela falta de manutenção e segurança.

Ao chegar no local, é possível ver bancos quebrados, não há lixeiras, as calçadas estão com irregularidades e muito mato. Parte da estátua do Papa, pintada recentemente, já está totalmente pichada. Na Galeria dos Papas, as placas que rememoram o trabalho dos líderes católicos foram removidas por populares e até uma letra foi perdida. Por causa deste cenário, moradores suplicam que a Prefeitura de Campo Grande olhe com mais atenção para a região.

Galeria do Papas (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax esteve no local conversando com moradores que aproveitam a Praça para realizar atividades físicas pela manhã.

Djair Franco é frequentador assíduo da Praça e foi um dos espectadores da missa histórica feita pelo pontífice. O morador lamenta o estado que o local se encontra atualmente e pede por intervenção e manutenção.

“Ela está abandonada. Parece até que querem destruir totalmente. É muito triste! Seria bom que o poder público fizesse alguma coisa pelas pessoas que frequentam a praça e ver realmente o que seria necessário para oferecer pelo menos o mínimo para esse pessoal”, pontua.

Djair conta ainda que ele é um dos moradores que se dispõe a cuidar do local. Para ele, se toda a comunidade se unir ao poder público e investir tempo, em breve a Praça se tornaria muito mais segura e atrativa.

“Eu fui uma das primeiras pessoas que começou a plantar alguma coisa aqui. Aí outros parceiros apareceram e começaram a me ajudar. Hoje somos vários que cuidamos”, afirma.

Galeria dos Papas (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Segurança e novas atrações

Almir José Pontes também mora na região e afirma que, com alguns detalhes a mais, a Praça poderia oferecer muito mais lazer e turismo de qualidade para quem mora ou visita a cidade. Como exemplo disso, o morador pontua que a Prefeitura deveria investir em um posto policial, em uma quadra de areia e realizar a manutenção da Galeria dos Papas.

“Domingo aqui fica lotado. Aqui as pessoas abraçaram, virou ponto de encontro. É muito triste essa situação porque aqui é simples, é fácil de resolver o problema”, explica.

Vilmar Miranda mora há 15 anos no bairro e viu a Praça do Papa se transformar. Para ele, o abandono é total. Não tem bancos debaixo de sombras, muitos moradores já caíram devido às calçadas com relevo e o principal, falta segurança.

“Durante a noite eu nem venho, venho só de manhã. De vez em quando a GCM passa aqui, param e vão embora. Precisava ter sempre”, pontua ele.

“Só limpar é pouco. Queremos mais coisas! Queremos campo de futebol, queremos academias ao ar livre e, principalmente, calçadas reformadas. Pessoas idosas já caíram aqui”, acrescenta.

Bancos estão quebrados e não há sombra para os visitantes sentarem. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O que diz a Prefeitura?

Em nota, a Prefeitura de Campo Grande esclareceu que a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) está ciente da situação do local e junto à Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) planeja a reforma das edificações da Praça do Papa, bem como a recuperação da pista de caminhada.

A Prefeitura pontua ainda que há manutenções periódicas na região, com ações como limpeza e poda de grama e árvores. Recentemente, o espaço ganhou nova iluminação e a Estátua do Papa João Paulo II recebeu pintura.

A Sectur reiterou que, além do Carnaval, a Praça do Papa é espaço para diversos eventos culturais como o Festival do Chamamé e a Feira Sabores da Terra, e que Circo Mundo Mágico é a próxima atração que movimentará o local dos dias 29 de março a 29 de abril.

Calçadas irregulares e quebradas na Praça do Papa. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Mais de 2 mil contatos de todo Mato Grosso do Sul recebem nossos boletins informativos de forma 100% gratuita pelo WhatsApp. São atualizações diárias sobre a previsão do tempo, trânsito, vagas de emprego, direitos trabalhistas, política e outras informações úteis.

Faça parte do nosso grupo e receba notícias todos os dias pelo WhatsApp. Envie uma mensagem com seu nome e bairro para te acrescentarmos na lista.