Um bimotor modelo ATR 72 da Voepass, que fazia o voo 2283, entre Cascavel e Guarulhos, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Morreram 62 pessoas, entre 58 passageiros e 4 tripulantes. A tragédia se junta aos 108 acidentes e 1,6 mil incidentes aéreos detectados pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) em 2024. Mato Grosso do Sul está entre os estados com mais registros envolvendo acidentes e incidentes.

De acordo com o Cenipa, há uma média de uma ocorrência a cada dois dias. No balanço oficial divulgado pelo centro de investigações, foram 27 acidentes fatais e 49 mortes. O número ainda não contabiliza as vítimas da queda do voo da Voepass.

Em 2023, foram relatados 155 casos – um número 13% mais alto do que o de 2022. A taxa de fatalidades também subiu, passando de 49 para 72 mortes. Conforme o Cenipa, os três principais fatores que contribuíram para os desastres na última década foram a perda de controle em voo, a colisão com obstáculo durante a decolagem ou pouso e falhas no motor.

A região Centro-Oeste foi a que teve maior número de acidentes em 2023, com 44 casos (28%). Em seguida, estão o Sudeste (24%), o Sul (21%), o Norte (17%) e o Nordeste (10%). Na divisão por estados, os desastres foram mais numerosos no Mato Grosso, em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais e em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Painel Sipaer/Cenipa
Fonte: Painel Sipaer/Cenipa

Luciano Huck e Angélica sofreram acidente aéreo em MS

O acidente ocorreu no dia 24 de maio de 2015, com a aeronave em que estavam os apresentadores Luciano Huck e Angélica, além de seus filhos e duas babás. O piloto Osmar Frattini fez um pouso forçado de emergência próximo a BR-080, na Fazenda Palmeiras, em Rochedo, cidade a 84 quilômetros da Capital. Após serem socorridos sem ferimentos graves, todos retornavam da Estância Caiman no Pantanal, onde Angélica gravou o programa Estrela.

Luciano Huck sofreu acidente de avião com toda sua família em 2015 – (Fotos: Reprodução, TV Globo e Arquivo Midiamax)

Relatório do Cenipa, à época, havia mostrado que a aeronave BEM-820C, onde viajava o casal, não havia apresentado nenhuma evidência de fogo em voo após o impacto. Em setembro de 2019, a empresa responsável por fazer a locação, a MS Táxi Aéreo, chegou a emitir uma nota afirmando que o acidente “se deu a sucessivos erros do piloto Osmar Frattini”.

“Sobre os motivos do acidente, a empresa MS Táxi Aéreo ratifica, com base nos laudos periciais, que o pouso forçado da aeronave se deu por sucessivos erros do piloto, o que será comprovado no curso das investigações, cobrando-se, para isso, os direitos ao contraditório e a ampla defesa na produção de provas”, afirmou a empresa.

Recentemente, Luciano Huck relembrou o acidente que sofreu durante apresentação de programa.

Tragédia aérea deixa 62 mortos

A Voepass confirmou, na manhã deste sábado (10), mais uma vítima do acidente aéreo registrado na sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo. O nome do passageiro Constantino Thé Maia, de 50 anos, não constava na lista de pessoas a bordo no avião.

“Questão técnica identificada pela companhia referente às validações de check-in, validação do embarque e contagem de passageiros embarcados”, informou ao portal de notícias g1.

“Em respeito à identidade do passageiro e de sua família, a VOEPASS decidiu confirmar a informação de que Constantino estava a bordo do voo 2283 somente quando não houvesse dúvidas”, diz nota enviada pela companhia aérea.

Constantino era representante comercial de várias empresas do ramo de construção civil. O acidente ocorrido na tarde de ontem não deixou sobreviventes. Este foi o maior acidente aéreo em número de vítimas desde 2007.

Até o momento, foram confirmadas 62 vítimas, entre elas 58 passageiros e 4 tripulantes. Os corpos retirados foram levados ao IML (Instituto Médico Legal).

Gabinete de crise montado no local do acidente é formado pelas polícias Federal, Militar, Civil, Científica, além de Cenipa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e representantes da companhia aérea Voepass.

Confira a lista de passageiros que estavam a bordo:

  1. ROSANGELA SOUZA
  2. ELIANE ANDRADE FREIRE
  3. LUCIANI CAVALCANTI
  4. JOSE FER
  5. DENILDA ACORDI
  6. MARIA AUXILIADORA VAZ DE ARRUDA
  7. JOSE CLOVES ARRUDA
  8. NELVIO JOSE HUBNER
  9. GRACINDA MARINA CASTELO DA SILVA
  10. RONALDO CAVALIERE
  11. SILVIA CRISTINA OSAKI
  12. WLISSES OLIVEIRA
  13. HIALES CARPINE FODRA
  14. DANIELA SCHULZ FODRA
  15. REGICLAUDIO FREITAS
  16. SIMONE MIRIAN RIZENTAL
  17. JOSGLEIDYS GONZALEZ
  18. MARIA PARRA
  19. IOSLAN PEREZ
  20. MAURO BEDIN
  21. ROSANGELAMARIA DEOLIVEIRA
  22. ANTONIO DEOCLIDES ZINU JUNIOR
  23. KHARINE GAVLIK PESSOA ZINI
  24. MAURO SGUARIZI
  25. LEONARDO HENRIQUE DA SILVA
  26. MARIA VALDE TEBARTNIK
  27. RENATO BARTNIK
  28. HADASSA MARIA DASILVA
  29. RAPHAEL BOHNE
  30. RENATO LIMA
  31. RAFAEL ALVES
  32. LUCAS FELIPE COSTA CAMARGO
  33. ADRIELLE COSTA
  34. LAIANA VASATTA
  35. ANA CAROLINE REDIVO
  36. JOSE CARLOS COPETTI
  37. ANDRE MICHEL
  38. SARAH SELLALANGER
  39. EDILSON HOBOLD
  40. RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS
  41. LIZIBBA DOS SANTOS
  42. PAULO ALVES
  43. PEDRO GUSSO DO NASCIMENTO
  44. ROSANA SANTOS XAVIER
  45. THIAGO ALMEIDA PAULA
  46. ADRIANA SANTOS
  47. DEONIR SECCO
  48. ALIPIO SANTOS NETO
  49. RAQUEL RIBEIRO MOREIRA
  50. ADRIANO DALUCA BUENO
  51. MIGUEL ARCANJO RODRIDUES JUNIOR
  52. DIOGO AVILA
  53. LUCIANO TRINDADE ALVES
  54. ISABELLA SANTANA POZZUOLI
  55. TIAGO AZEVEDO
  56. MARIANA BELIM
  57. ARIANNE RISSO
  58. CONSTANTINO THÉ MAIA
  59. DEBORA SOPER AVILA (tripulante)
  60. RUBIA SILVA DE LIMA (tripulante)
  61. HUMBERTO DE CAMPOS ALENCAR E SILVA (tripulante)
  62. DANILO SANTOS ROMANO (piloto)