O tempo seco permanece prevalecendo em Mato Grosso do Sul e, nesta sexta-feira (26), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de perigo para a baixa umidade do ar. Há dois alertas que estão voltados para todos os municípios do Estado e umidade deve variar entre 12% e 30%.

Um dos alertas chama a atenção para o perigo, com a umidade relativa do ar podendo variar entre 20% e 12%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, já é decretado o estado de atenção.

Em casos da umidade em 12%, é indicado a suspensão de algumas atividades, principalmente esportes e trabalhos que envolvam esforço físico e exposição ao sol. Confira o alerta laranja no mapa:

Reprodução/Inmet

Sem previsão de chuva

Sem chance de chuvas por um bloqueio atmosférico, Mato Grosso do Sul passa por mais um dia quente e seco. A previsão desta sexta-feira (26) é de sol e variação de nebulosidade, com os termômetros ultrapassando os 36°C.

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que um sistema de alta pressão atmosférica inibe a formação de nuvens e chuvas.

Portanto, as temperaturas estarão acima da média, em pleno inverno. As mínimas para esta sexta-feira devem variar entre 17°C e 24°C, dependendo da região, enquanto as máximas podem alcançar entre 30°C e 37°C.

Em Campo Grande, a mínima será de 20°C e a máxima de 34°C. Além do calor intenso, o ar seco predomina com baixos níveis de umidade relativa, entre 10% e 30%. Essa combinação pode causar desconforto, e recomenda-se a ingestão de bastante líquido e a umidificação dos ambientes para aliviar os efeitos da seca.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.