Barragens do Lago do Amor e Atlântico têm risco alto, classifica Imasul
Barragem do Nasa Park escoou toda a água do lago, que atingiu pelo menos 11 propriedades
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o rompimento da barragem do lago no loteamento Nasa Park, em Jaraguari, as barragens ganharam as atenções de todos. Nesta sexta-feira (30), o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou a classificação de três diques em Campo Grande.
Dois deles, as barragens do Lago do Amor e do Atlântico, no Córrego Pontal, estão classificados com alto risco. O órgão esclarece que a classificação não significa risco iminente de rompimento da barragem, mas sim que há necessidade de regularização.
A terceira barragem, da Águas Guariroba no Córrego Lageado, apresenta baixo risco. Já na classificação por Dano Potencial Associado à barragem, as três barragens apresentam alto risco, segundo publicação do DOE-MS (Diário Oficial de Mato Grosso do Sul).
A classificação é feita em função do potencial de perdas de vidas humanas e dos impactos sociais, econômicos e ambientais em caso de uma possível ruptura da barragem. A seu critério ou por pedido do empreendedor, o Imasul poderá rever a classificação da barragem, com a devida justificativa.
A barragem do Lago do Amor é gerida pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) enquanto a responsabilidade pelo Atlântico é da Incorporadora Atlântico S/S LTDA. Em nota, a Águas Guariroba informou que suas barragens de captação de água são vistoriadas diariamente e que possui um Plano de Segurança de Barragem.
“A Águas Guariroba reforça ainda o compromisso por meio de um Comitê Interno de Segurança das Barragens, que se reúne mensalmente entre colaboradores de diversos setores da concessionária. Todas as informações são constantemente compartilhadas com o poder público”, diz o texto.
Segurança de Barragens
O município de Campo Grande possui 73 barragens registradas no SNISB (Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens), desenvolvido e mantido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).
No que se refere às classificações, o sistema considera duas categorias principais para as barragens. A primeira diz respeito à Categoria de Risco, que determina as características construtivas e de manutenção da barragem. Nessa classificação, há duas barragens que apresentam índice médio, 33 casos não classificados e 38 onde a classificação não se aplicaria.
Já o segundo índice é o de Dano Potencial Associado, que indica qual seria o estrago caso a barragem viesse a se romper. Neste caso, há uma barragem que apresenta índice ‘Alto’, uma ‘Médio’, 38 com índice ‘Baixo’ e 33 casos onde o índice não se aplicaria.
Nasa Park
O município de Jaraguari viveu um desastre ambiental com o rompimento da barragem da represa do loteamento Nasa Park. Como consequência, a represa teve toda sua água escoada, criando uma correnteza que atingiu com água e lama 11 propriedades vizinhas, destruindo o ecossistema até alcançar o Rio Botas.
A barragem do Nasa Park foi vistoriada pelo Imasul em 2019, dentro da Política Nacional de Segurança de Barragens, instituída pela Lei Federal Nº 12.334/10. Considerando a legislação, a barragem recebeu classificação Alto para risco e Alto para danos.
E nesse ponto, o Nasa Park estava totalmente irregular. Diferente do que alega a defesa, o empreendimento nunca teve autorização ambiental do Imasul. Na época, o órgão notificou a empresa a regularizar situações que incluíam a necessidade de limpeza, manutenção nas comportas e regularização de fissuras encontradas.
Além dos reparos, foi notificada a fazer revisões periódicas e enviar os relatórios ao Imasul e desenvolver um plano de ação de emergência e de segurança. O Imasul afirma que nunca recebeu relatórios do Nasa Park sobre a regularização da barragem. Por isso, a empresa não foi multada previamente, pois a Lei de segurança de barragem não prevê punições para o descumprimento das notificações.
Confira o antes e depois da barragem do Nasa Park:
*Matéria altera às 18h para acréscimo de nota da Águas Guariroba.
Notícias mais lidas agora
- Durante corrida, passageiro passa a mão em motorista de aplicativo e acaba na delegacia em Campo Grande
- Midiamax é o 3° jornal mais premiado do Centro-Oeste e um dos 50 mais influentes do país, aponta ranking
- Assassinatos e disputa acabaram em operação contra traficantes ‘ostentação’ em Campo Grande
- Fim das obras que vão tirar Moreninhas do isolamento é esperança para valorizar a região
Últimas Notícias
Onde assistir: Derby Paulista e decisões na Europa agitam quinta-feira de futebol
Palmeiras e Corinthians se enfrentam em momentos distintos; copas na Europa definem classificados
Riedel regulamenta proibição do uso de celulares em escolas de Mato Grosso do Sul
Aulas na rede estadual de ensino retornam dia 17 e celulares estão proibidos até mesmo nos recreios
‘Deu piti’: influencer critica prefeito de Ivinhema após ameaça de demolição de pista de skate
Juliano Ferro (PSDB) gravou vídeo, que gerou várias críticas entre os internautas
Está em busca de emprego? Funtrab oferta 676 vagas nesta quinta-feira
As vagas abrangem diferentes áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.