Bares, creches, escolas e comércios de Campo Grande terão que fixar placas com manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vidas em caso de engasgos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Manobra para desengasgo
Manobra para desengasgo (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Em lei sancionada nesta quinta-feira (28), e publicada no Diogrande (Diário Oficial) a Prefeitura de Campo Grande sancionou o Programa de Conscientização, Prevenção e Primeiros Socorros para casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho em bebês, crianças e adultos.

A legislação determina que instituições de ensino, creches, bares, lanchonetes, restaurantes, mercados e estabelecimentos similares devem afixar, em local visível, cartazes ilustrando a execução da manobra de Heimlich (para desobstrução das vias aéreas). Os cartazes deverão seguir o regulamento publicado até 30 dias após a promulgação da lei.

Além disso, os estabelecimentos deverão promover a capacitação de, no mínimo, 20% dos colaboradores, com apoio do Poder Público Municipal, para realizar uma manobra de Heimlich em caso de emergência. A lei também autoriza o uso de dispositivos desengasgadores e equipamentos de fácil técnica, essenciais em situações críticas.

Conforme a prefeitura, o programa visa promover campanhas educativas, capacitar profissionais das áreas de educação e saúde, e orientar a comunidade escolar e os estabelecimentos de saúde sobre técnicas de primeiros socorros para situações de engajamento.

Na tarde de quarta-feira (27), a prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei nº 11.418/24. Durante a cerimônia, ela destacou a importância da medida para a prevenção de acidentes fatais.

“Já enfrentamos casos de pessoas que perderam a vida em festas, confraternizações e até casamentos. Isso ocorreu por se engasgarem e não terem ao redor alguém preparado para realizar a manobra de desengasgo. Esta lei é de extrema importância e ajudará a salvar vidas”.

50% dos engasgos ocorrem com crianças de até 4 anos

Técnica de Tapotagem realizada em casos de engasgamento de bebês (Foto: Ilustração CBMS)

De acordo com dados da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a aspiração de corpo estranho é mais comum em crianças entre 1 e 3 anos, com mais de 50% dos casos ocorrendo em crianças menores de 4 anos. Já 94% dos casos ocorrem antes dos 7 anos.

Até os três anos, as crianças ainda não têm controle pleno da mastigação e deglutição. Isso porque, não possuem dentes molares para triturar alimentos sólidos. Alimentos como amendoim, feijão, pipoca e milho representam riscos, pois as crianças dessa faixa etária tendem a engolir sem mastigar adequadamente.

Qualquer distração, risada ou susto pode resultar em um acidente, agravado pelo hábito infantil de levar objetos à boca. Conforme a SBP, entre os principais sinais de aspiração estão crises de tosse e engasgo súbito, seguidos, em alguns casos, de chiado no peito – mesmo sem histórico de alergias na família.

Manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica que auxilia na desobstrução das vias respiratórias e pode salvar vidas. Em um adulto engasgando, a pessoa que irá fazer o socorro deve se posicionar atrás da vítima, enlaçando os braços em volta do abdômen. Em seguida, com uma das mãos na “boca do estômago”, enquanto a outra comprime a primeira em uma manobra de empurrar a boca do estômago para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Os movimentos de compressão para dentro e para cima se assemelham a letra “J”.

No caso do bebê, a criança deve ser colocada de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas, no meio das costas. Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno, o osso que divide o peito ao meio, na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente.

Caso o objeto não saia, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência. Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.

Confira o vídeo explicativo:

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.