Audiência pública vai discutir revisão da Lei de Uso do Solo e do Código de Obras de Campo Grande

Evento acontece no próximo dia 31 de outubro, às 18h, na Câmara Municipal da capital

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Vista aérea da cidade de Campo Grande (Foto: Prefeitura Municipal).

Audiência pública vai apresentar e discutir estudos que revisam a Louos (Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo) e do Código de Obras de Campo Grande, no próximo dia 31 de outubro, às 18h, no Plenário Oliva Enciso, da Câmara Municipal da capital.

O estudo foi elaborado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura). O convite à participação da população na audiência pública foi publicado na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial de Campo Grande.

Na oportunidade, qualquer cidadão poderá conhecer as minutas das legislações e apresentar contribuições ou sugestões.

Antes do encontro, a prefeitura está recebendo contribuições e sugestões acerca das minutas das referidas legislações até o dia 30 de outubro.

Onde encontrar o estudo

As minutas elaboradas pela Fapec, em construção, estão disponíveis no site da Planurb (www.campogrande.ms.gov.br/planurb/louos/) e da Fapec (www.fapec.org).

Interessados também podem conferir o conteúdo presencialmente na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira (Rua Hélio de Castro Maia, 279 – Jardim Paulista); e na Fapec (Rua Goiás, 587 – Jardim dos Estados).

Como fazer sugestões

As contribuições deverão ser realizadas por meio de Formulário de Consulta Pública, disponível virtualmente no site www.bit.ly/consulta-publica-louos, ou de forma física na Planurb ou na Fapec, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.

A Louos

A Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo é uma legislação que estabelece regras e parâmetros para o uso e a ocupação do solo. É o instrumento utilizado para ordenar o espaço urbano e estabelecer normas de otimização e racionalização do uso, organizando e compatibilizando usos conforme as capacidades observadas.

Já o Código de Obras é um conjunto de normas que definem como as construções devem ser feitas, estabelecendo normas técnicas para todo tipo de construção e assegurando conforto ambiental, segurança, conservação de energia, salubridade e acessibilidade.

Histórico e atualizações

A primeira versão do instrumento de ordenamento do uso e da ocupação do solo de Campo Grande foi publicada por meio da Lei n. 2.567, de 3 de dezembro de 1988; sendo, então, revisada e publicada por meio da Lei Complementar n. 74, de 6 de setembro de 2005 e suas alterações. O Código de Obras do Município de Campo Grande foi instituído por meio da Lei n. 1.866, de 26 de dezembro de 1979 e suas alterações.

A revisão da Louos e do Código de Obras tem a finalidade de obter um instrumento de planejamento atualizado, destinado à tomada de decisões, considerando também o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande).

As medidas são importantes atualizações, já que o Código de Obras tem mais de 40 anos desde a sua publicação e, a Louos, tem quase 20 anos desde sua última revisão.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem
Premiação ocorreu em Brasília