Cavaleiros e amazonas se reuniram na manhã deste domingo (9) para a Cavalgada ‘Comitiva CLC’, que marca o início do Brasileirão do Laço Comprido 2024. A concentração começou logo cedo em frente ao Monumento “Carro de Boi”, localizado na Avenida Ernesto Geisel, e por volta das 9h30 o grupo deu partida na cavalgada.

A iniciativa, que reuniu famílias e pessoas de todas as idades, é do CLC (Clube do Laço Comprido). Os participantes seguiram até a Rua 26 de Agosto, passando pela Rua Rui Barbosa e, depois, acessando a Avenida Afonso Pena. Segundo a organização, mais de 150 cavaleiros, além de bois, cavalos e pôneis participaram da iniciativa. 

Almoço de comitiva (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Nos altos da Afonso Pena um receptivo está preparado, com roda de viola e almoço de comitiva: arroz carreteiro e macarrão pantaneiro. O almoço acontece na Vila Morena, a antiga Cidade do Natal.

“O intuito da cavalgada é convidar o público para os 10 anos de brasileiros e também para a Comitiva JC, que acontece no dia 12 em homenagem ao cantor João Carreiro”, detalha Swelling Rocha, organizadora do Laço Feminino. 

O tributo ao cantor João Carreiro, que morreu aos 41 anos em janeiro deste ano, acontecerá nesta quarta-feira (12) no CLC (Circuito de Laço Cumprido), em Campo Grande, com entrada gratuita.

Gustavo Morandi (Alicce Rodrigues, Midiamax).

“A gente já participa do CLC há mais de 5 anos, é uma cultura do nosso estado, e eu acho que a cavalgada vem para valorizar isso. O nosso estado é agropecuário e o CLC representa muito bem isso, e agora estamos com a semana nacional aqui do estado, do laço, do cavalo, do rodeio, e essa cavalgada é pra divulgar e coroar esse evento aí”, compartilha Gustavo Morandi, de 37 anos, que participou da iniciativa.

Programação de 12 a 16 de junho

Cerca de 15 artistas já confirmaram presença no tributo a João Carreiro, entre eles, Sérgio Reis, João Lucas e Walter Filho, Brenno Reis e Marco Viola, Jads e Jadson e o US Agroboy. 

Na ocasião, artistas participam da gravação de músicas inéditas de autoria de João Carreiro, durante o Brasileiro de Laço Cumprido. Ao mesmo tempo, será a abertura para visitação à estátua em homenagem ao sertanejo.

Grupo nos altos da Afonso Pena (Alicce Rodrigues, Midiamax).

Segundo Swelling, na quinta-feira (13) a entrada também é franca. “Na sexta e sábado a gente continua com laço e com rodeio. Vai ter Marlon Maciel e Charles Júnior, só ‘modão e moagem’. Já no domingo é a grande final do Brasileirão”, completa a organizadora do Laço Feminino. 

Equipes de vários estados estarão em Campo Grande para as competições. “Está confirmada a equipe do Paraguai e do Uruguai também”, conta. 

No sábado, dia 14, quem comanda a festa são as mulheres. “Teremos 120 mulheres na pista, com abertura oficial às 17h30. A prova do Laço Rainha vai mostrar quem será a melhor amazona do Brasil. 

Com entrada franca também no domingo, as atividades começam logo cedo, às 7h da manhã e vai até às 22h. “Será um dia inteiro de provas de laço, rodeio e bastante carapé”, compartilha Swelling.