Destacando importantes regiões da capital de Mato Grosso do Sul, a 3ª edição da Maratona de Campo Grande vai levar atletas a percorrer cartões-postais da cidade no dia 7 de julho. No percurso, a Feira Central, o Horto Florestal e o Parque das Nações Indígenas estão entre os pontos a serem “visitados” pelos participantes durante a prova.

Reunião realizada nesta quinta-feira (Divulgação).

Equipes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), do Detran-MS (Departamento de Trânsito), da Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública), da PM (Polícia Militar) e do Corpo de Bombeiros se reuniram na tarde desta quinta-feira (23) para definir estratégias para o trânsito e a segurança durante o evento. 

“Como o nosso percurso terá 42 km e corta toda a cidade, a preocupação da prova é que a gente tenha tudo isso muito bem organizado em termos de estrutura de equipe e de segurança pública”, detalhou a organizadora da prova, Kassilene Cardadeiro.

Apesar do maior percurso do evento ser de 42 km, no dia haverá outros dois percursos dentro desse maior: o de 7 km e o de 21 km, que corresponde ao trajeto da meia maratona.

Interdição de vias 

A partir das 5h da manhã do dia 7 de julho vários de trechos de diversas vias da capital serão interditados para o tráfego de veículos. Em alguns trechos a interdição vai até às 9h, em outros, até às 11h da manhã.

Os atletas vão sair dos altos Av. Afonso Pena com destino ao Centro, cortando as ruas Alagoas, Pedro Coutinho, Paraíba, Rua da Paz, Rua Sergipe, Euclides da Cunha, 25 de Dezembro, Barão do Rio Branco, 14 de julho, Eça de Queiroz, Avenidas Ernesto Geisel, Fernando Corrêa da Costa, Ricardo Brandão, até retornar pela Afonso Pena.

Percurso completo da maratona. (Reprodução – site do evento).

De maneira detalhada, as vias que serão interditadas são: Av. Afonso Pena, largando em frente à Cidade do Natal, até a Rua Alagoas, descendo a Rua Euclides da Cunha, Rua 25 de Dezembro, Rua Barão do Rio Branco e acessando a Rua 14 de Julho. Em seguida, o trajeto passa pela Rua Eça de Queiroz, no bairro São Francisco, seguindo para a Av. Ernesto Geisel até a Av. Fernando Corrêa da Costa. Da Fernando Corrêa os corredores passarão pela Av. Ricardo Brandão, depois Av. Arquiteto Rubens Gil de Camilo, nas proximidades do Shopping Campo Grande. 

Na sequência, os atletas entrarão novamente na Av. Afonso Pena, indo até a Rua Prof. Luiz Alexandre, a Av. Nelly Martins, retornando à Afonso Pena e subindo em direção ao Parque dos Poderes. 

Dentro do Parque dos Poderes serão utilizados trechos da Av. Hiroshima e da Av. Alberto de Araújo, já na Mata do Jacinto. 

“Então, as transversais serão todas interditadas a partir das 5h da manhã, como disse inicialmente, algumas sendo liberadas mais cedo, outras não. Então, é bom que os motoristas estejam atentos, se programem com antecedência para pegar rotas alternativas”, detalha Carlos Guarini, gerente de fiscalização de trânsito da Agetran.

Quais são as principais alternativas para os condutores?

Para condutores que precisam dirigir em direção à Av. Zahran, podem utilizar a Av. Ceará, que estará livre, inclusive na altura do viaduto abaixo da Av. Afonso Pena. 

“Teremos algumas válvulas de escape, mas tem que estar atento à interdição, ele só pode atravessar mediante a liberação do agente que estará naquele cruzamento”,  detalha Guarini.

“Teremos a Rua Rui Barbosa e a Rua 13 de Maio disponíveis também. A Av. Ernesto Geisel estará livre no sentido Horto Florestal/Cabreúva. Agora, aqueles que estão querendo descer aos bairros da região do Santa Fé, precisam utilizar a Av. Mato Grosso”, finaliza.

Itinerário do transporte público

Os itinerários dos ônibus do transporte público não sofrerão alteração, de acordo com a Agetran. As linhas que têm vários ônibus circulando naquele dia, no domingo, continuarão da mesma forma e não serão usadas rotas alternativas porque agentes de trânsito estarão nos cruzamentos liberando a via.