A apenas algumas horas para a celebração do Dia dos Pais, o movimento no centro de Campo Grande está melhor. Durante toda a semana, a expectativa dos lojistas estava neste sábado (10), vésperas da comemoração. Na região central, o comerciantes e vendedores ainda apostam nos clientes que deixaram para fazer as comprar de última hora.

Fachadas das mais diferentes lojas, estampam promoções para atrair a clientela. Yasmin Daniely de Sandre é gerente de uma loja de calçados, localizada na Rua 14 de Julho. Ela diz que a meta está prestes a ser alcançada.

Lojistas contam com quem deixou compras para última hora (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

“Falta pouco. Esperamos vender R$ 60 mil e até o início da tarde vendemos R$ 52 mil. Acredito que até o fim do dia a gente consiga. Estamos muito perto de atingir a meta”, comemora enquanto fecha mais uma venda.

Mas apesar do sucesso da loja de calçados, a alegria não se estende para todos os comerciantes. Mesmo com o movimento maior, se comparar aos número atingido durante a semana, o lojista Jhon Vitor, ressalta um declínio nas vendas.

“Esse movimento que estamos tendo hoje na loja é maior ao que temos durante a semana, mas se compararmos ao ano passado, seria apenas um sábado normal de vendas. Cada ano que passa vendemos menos. A autoestima do comprador está baixa. As pessoas não compram como antes, estão endividadas”, lamenta.

A análise do lojista procede. A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) aponta que o índice de famílias endividadas em Campo Grande cresceu de 64,7% em maio para 65,9% em junho.

Lojista do centro lamenta queda nas vendas (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Presentes de última hora

Ainda que com vendas recuadas, alguns clientes procuram por presentes de última hora. Este é o caso de Terezinha Silva, que aproveitou o sábado para ir ao centro com a neta, escolher o presente do filho, que é pai da menina.

“Durante a semana não consigo vir com ela, então viemos hoje. Vamos comprar um tênis para ela entregar para o pai, ele merece. Meu filho é um paizão”, diz a mãe orgulhosa.

A pedagoga Patrícia Argenle, também deixou o presente para a última hora. A fim de garantir sucesso na escolha, ela levou o marido para a loja. “Vim com ele porque assim já escolhe e leva o que ele gostar”, justifica.

Entusiasmado com o mimo, Marcelo Argenle, conta que sairá da loja com o presente nos pés. “Já vim de chinelo para sair daqui com meu sapato, ou com meu tênis nos pés”, afirma.

Família junta durante compras (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Dhenyfer Oliveira Lopes já antecipou o presente do Dia dos Pais e entregou na sexta-feira (9), a cesta de chocolates. Porém, ela ainda precisa comprar o presente do sogro e, para isso, levou o pai junto e a irmão junto. “Eles vieram para passear e me ajudar a escolher”, explica.

O pai, João Lopes, aproveita o convite para estar mais perto das filhas. “Agora somos apenas eu e minhas filhas. Então quanto mais juntos ficarmos, melhor”, diz o paizão.

Lojas no centro

A maioria das lojas do Centro atende até as 18 horas. Algumas seguem com atendimento até as 18h30. Depois disso, quem ainda não comprou o presente terá mais chances de garantir as lembranças nas lojas dos shoppings da cidade.