Pular para o conteúdo
Cotidiano

Área devastada pelas queimadas no Pantanal em 2024 já é 3100% maior que no ano passado

Situação crítica dos incêndios no Pantanal começaram mais cedo em 2024
Fábio Oruê -
pantanal
Incêndio florestal em Corumbá (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

O Pantanal sul-mato-grossense sofre com as queimadas em 2024 e a área queimada no primeiro semestre do ano já supera em 3100,6% o tamanho da área em 2023. Os dados foram apresentados no Boletim Semanal Operação Pantanal desta quinta-feira (4).

Conforme os números levantados pelo LASA UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro) o Pantanal já teve 566.500 hectares queimados neste ano contra 17.700 hectares no ano passado.

Vale ressaltar que a situação crítica dos incêndios no Pantanal começaram mais cedo em 2024. Para autoridades e especialistas do Meio Ambiente, o pior período para as queimadas florestais acontecem a partir de agosto.

No mesmo período dos dados levantados, entre 1º de janeiro e 2 de julho, mas em 2020 – ano que ficou marcado na história por conta da devastação do bioma – mostram que a área queimada chegou a 219.900 hectares. A diferença é um aumento de 157,6% daquele ano para este.

“Nós temos um Pantanal de 9 milhões de hectares no Mato Grosso do Sul. Hoje nós temos 566 mil, aproximadamente 5% do pantanal já está com sua área queimada. E essa é uma grande preocupação e é essa nossa mobilização, não permitir uma evolução”, diz o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Avanço das queimadas no Pantanal

Segundo ele, o avanço das queimadas nos últimos sete dias foi positivo, já que apenas 6 novos hectares foram atingidos por incêndios florestais. Quanto aos focos de calor, Mato Grosso do Sul tem 2.879 focos de calor no período levantado.

Em 2023, nesse espaço de tempo eram apenas 112 – ou seja, aumento de 2470,5% do ano passado para 2024. Conforme a Chefe do Centro de Proteção Ambiental, Tenente Coronel Tatiane de Oliveira, um incêndio florestal pode ter vários focos de calor, por isso o número elevado.

pantanal
Área queimada na BR-262 (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Previsão é de falta de chuva

Conforme a previsão apresentada no Boletim, o tempo é seco com temperaturas acima da média até sábado (6). No fim de semana, uma frente fria vai deixar as temperaturas amenas. Entretanto, os modelos indicam probabilidade de chuva apenas em 10 de julho.

Após isso, as temperaturas estarão em gradativa elevação nas regiões mais afetadas pelos incêndios florestais, porém devem permanecer abaixo dos 30°C, até a primeira quinzena de julho.

Probabilidade do fogo

Na segunda quinzena de julho, aparentemente, as temperaturas tendem a ficar acima da média. No Pantanal sul-mato-grossense, o perigo de fogo está entre o risco ‘moderado’ a ‘extremo’ para domingo (8), sendo mais crítico nas poções norte, noroeste e nordeste.

A probabilidade de fogo para o trimestre Julho-Agosto-Setembro de 2024 mostra que a maior parte do território de Mato Grosso do Sul está no nível ‘alerta’. Já os municípios de , e Camapuã encontram-se no nível ‘alerta alto’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está fora da Copa do Brasil

Caixa anuncia maior patrocínio da história para esportes paralímpicos

Jovem desaparecida no Paraguai é presa com carregamento de maconha em SP

Com precatórios, previsão de déficit primário sobe para R$ 97 bilhões

Notícias mais lidas agora

Ministério investiga caso de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

ccr km perigoso

Motiva vence leilão, reduz duplicações e CCR segue com concessão bilionária da BR-163 em MS

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Carreta da Justiça chega a Santa Rita do Pardo para atendimentos gratuitos

Últimas Notícias

Cotidiano

Professores participam de formação sobre mudanças climáticas e educação ambiental

Voltado a docentes do 4º e 5º anos do ensino fundamental

Polícia

Polícia cumpre mandado contra condenado a 31 anos por estupro de vulnerável

A sentença foi expedida pela Vara Criminal de Coxim

Esportes

Botafogo, Cruzeiro, Inter e Red Bull Bragantino avançam e fecham as vagas na Copa do Brasil

Quem avançou às oitavas, assegurou outros R$ 3,638 milhões

Polícia

Homem é preso em flagrante por importunação sexual contra adolescente

Esta foi a segunda vez que ele foi visto praticando tais atos no mesmo lugar