Após mais de um ano do anúncio de dois novos eletropostos em Campo Grande, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) segue sem previsão para inaugurar estações de recarga para veículos elétricos na sede do Detran e no Bioparque Pantanal. A mesma imprevisibilidade se estende à renovação das frotas do departamento para carros elétricos.

Em abril do ano passado, durante a inauguração do primeiro eletroposto na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, afirmou que, em breve, Campo Grande ganharia dois novos postos de recarga para carros elétricos e que a frota seria substituída por veículos elétricos, as ações integram um combo de mudanças para fazer Mato Grosso do Sul um Estado carbono neutro.

“Em um período de dois a três anos devemos transformar a frota do Detran em veículos elétricos. Já temos a autorização do governador Eduardo Riedel para instalar mais dois eletropostos, um na sede do Detran para atender também a UEMS e outro no Bioparque Pantanal”, declarou Trindade.

O que diz o Detran-MS?

Passados quase um ano e dois meses, o Jornal Midiamax questionou a execução dos projetos anunciados e foi informado pelo Detran-MS que a substituição das frotas é um estudo complexo, que envolve diversos fatores como custos de aquisição e renovação da frota, desvalorização anual dos veículos, mercado de seminovos, além da expansão da rede de pontos de recarga.

“Com relação à eletrificação da frota, o Detran-MS ainda estuda as vantagens e desvantagens desse processo. O projeto mencionado existe, porém, segue em fase de elaboração”, afirmou o Departamento.

Carro elétrico
Carro elétrico (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Sobre a instalação de novos eletropostos, o Detran-MS, órgão de jurisdição estadual, destacou que se trata de um projeto do Governo do Estado.

“A proposta de instalação na sede do Detran e no Bioparque passou por adaptações para ampliar o projeto. Trata-se de um projeto extenso que envolve diversas instituições, ainda sem prazo para conclusão”, diz a nota.

Vale lembrar que o prazo inicial anunciado para a conclusão dos projetos era de dois a três anos, ou seja, até 2026.

Frota de carros elétricos cresceu 27% em 2024

Frota de carros elétricos e híbridos
Frota de carros elétricos e híbridos em MS (Madu Livramento, Midiamax)

Em 2024, a frota de veículos elétricos teve um aumento de 27,9%, refletindo uma crescente demanda por estações de carregamento em Mato Grosso do Sul. Atualmente, o Estado possui 3.797 veículos elétricos e híbridos (que combinam motores a combustão e elétricos).

Apenas no ano passado, a frota subiu em 1.025 veículos do tipo, passando de 1.942 em 2022 para 2.967 em 2023. Em paralelo, MS conta com 33 estações de carregamento e um eletroposto, o que corresponde a cerca de 115 veículos para cada ponto de recarga.

Campo Grande lidera entre as cidades com maior número de veículos utilizando essa tecnologia, com 2.291 veículos, seguida por Dourados, com 474, Três Lagoas, com 171, e Ponta Porã, com 125. Conforme o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), apenas seis cidades ainda não contam com veículos elétricos ou híbridos: Angélica, Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Japorã, Juti e Paranhos.

Eletropostos geram benefícios ambientais

Eletroposto UFMS
Eletroposto UFMS (Divulgação)

Além da economia, os veículos elétricos têm se popularizado devido às vantagens ambientais, já que têm potencial de emitir menos carbono do que carros movidos a combustíveis fósseis. Por isso, as fontes de recarga também agregam benefícios com energia renovável. Em Campo Grande, há estações de recarga que utilizam energia solar para abastecer os carros elétricos.

Atualmente, a Capital conta com 22 pontos de recarga de carros elétricos conforme o Plugshare, localizados em concessionárias, lojas de utilidades, shoppings, supermercados e universidades. Em abril de 2023, a UFMS inaugurou um eletroposto de carga rápida, o primeiro do Estado.

Além da Capital, há postos de recarga em outros 11 municípios, com destaque para dois em Bonito, três em Dourados, um em Fátima do Sul, um em Amambai, um em Três Lagoas, um em Água Clara, dois em Paranaíba, um em Chapadão do Sul e um em Selvíria.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.