MS tem primeiro posto de recarga rápida para carros elétricos

O eletroposto está instalado no campus da UFMS, e funciona também como um laboratório

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Foto: Divulgação/Governo de Mato Grosso do Sul

Nessa segunda-feira (24), Mato Grosso do Sul inaugurou seu primeiro eletroposto de carga rápida para veículos elétricos. O projeto, instalado no Campus da UFMS, além de um posto veicular, é um laboratório para testar tecnologias voltadas à mobilidade e o uso eficiente da energia.

A iniciativa é uma parceria da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Detran-MS, Aneel e empresas do setor energético. O projeto faz parte da meta de tornar Mato Grosso do Sul um estado carbono neutro em 2030.

O eletroposto está localizado na Avenida da Ciência, próximo ao Restaurante Universitário. À partir do uso do posto de recarga, dados serão coletados e servirão de apoio para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso serão desenvolvidos por estudantes da instituição.

No estado, já existem eletropostos de carga lenta, do tipo garagem. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Eletrificados, atualmente há mais 1,5 mil postos instalados nas principais cidades e rodovias. A estimativa da entidade é de que nos próximos três anos haja pelo menos 10 mil empreendimentos espalhados pelo Brasil.

De acordo com o Detran-MS, a estimativa é de que em dois a três anos, toda a frota do departamento será de carros elétricos. “Temos já a autorização do governador Eduardo Riedel para instalar mais dois eletropostos, um será na sede do Detran e o outro no Bioparque Pantanal”, afirma diretor-presidente do Detrans-MS, Rudel Trindade.

Para abastecer os veículos ou usar as bicicletas é preciso realizar um cadastro prévio, feito por meio do aplicativo Ezbike.

Conteúdos relacionados