Após polêmicas sobre o fim dos corredores, prefeitura reabre licitação para a Marechal Deodoro
A licitação visa retomar as obras do corredor sudoeste, que compreende as ruas Guia Lopes e Brilhante e avenidas Marechal Deodoro e Bandeirantes
Lethycia Anjos –
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Marcados por acidentes frequentes, os corredores de ônibus de Campo Grande são alvo de constantes reclamações da população. Neste ano eleitoral, mais de um candidato que concorreu à prefeitura do município prometeu que acabaria com os corredores, medida cogitada até mesmo pela prefeita reeleita, Adriane Lopes (PP).
Idealizados em 2015, os corredores de ônibus visavam melhorar a mobilidade urbana, mas quase uma década depois, cerca de 13% dos 69 quilômetros planejados foram concluídos.
Mesmo em meio a esse cenário controverso, a prefeitura de Campo Grande divulgou nesta quarta-feira (6), a abertura de uma nova licitação para a retomada do corredor sudoeste, que compreende a região da Rua Guia Lopes e Brilhante e Avenida Marechal Deodoro e Bandeirantes.
No edital de licitação publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), não há informações sobre os valores envolvidos ou o prazo de execução. As empresas interessadas poderão manifestar interesse até dia 25 de novembro, às 7h59, quando se iniciar a fase de disputa de preços.
Vale lembrar que, em maio deste ano, a prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), rescindiu o contrato que previa a implantação de melhorias no local. Com a rescisão, nos termos da justificativa exarada ao processo, há um saldo a favor da Contratada de R$ 250.977,27 e o valor devido de reajustamento de R$ 87.214,60, a pagar.
R$ 11,4 milhões em investimentos
O contrato, assinado em outubro de 2020, tinha como objetivo a contratação de uma empresa especializada para a construção do corredor de transporte coletivo sudoeste, na extensão da Avenida Marechal Deodoro.
Assim, a primeira parte das obras começou ainda em 2018. Já em 2020, o município recebeu recursos para implementar 34 quilômetros de corredores de ônibus, em um projeto que complementaria o corredor. O projeto recebeu recursos do PAC 2 – Mobilidade Grandes Cidades.
Conforme o contrato, houve a destinação de R$ 11,4 milhões para as obras na Av. Marechal Deodoro, no trecho do Terminal Aero Rancho e do Terminal Bandeirantes. Na época, o contrato estabelecia um prazo de 360 dias consecutivos, contados a partir do recebimento pela contratada, para o término das obras.
Candidatos prometeram ‘dar fim’ aos corredores
Neste ano, um dos temas que marcou a campanha eleitoral para a prefeitura de Campo Grande foi e efetividade os corredores de ônibus da cidade. Em Campo Grande há corredores na Rui Barbosa, Brilhante, Guia Lopes e na Avenida Duque de Caxias.
Diante das críticas da população e do histórico de acidentes, os candidatos Rose Modesto (União Brasil) e Beto Pereira (PSDB) prometeram que acabariam com os corredores, para investir em soluções mais efetivas a mobilidade urbana da cidade.
Durante a campanha eleitoral, Rose Modesto prometeu que, se eleita, iria consultar o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) sobre o corredor de ônibus construído na Rui Barbosa.
“O projeto de mobilidade urbana feito nos grandes centros que deu certo ficou diferente do realizado aqui em Campo Grande. Nós vamos falar com o Ministério Público e mostrar que o projeto apresentado inicialmente é diferente do que foi executado. Além disso, há acidentes com os motoristas, risco para os pedestres e matou o comércio da Rua Rui Barbosa”, disse.
Uma das propostas de Rose Modesto era atualizar o plano de mobilidade urbana de Campo Grande, incluindo todos os tipos de veículos motorizados, não motorizados e pedestres.
‘Obras inacabadas’
Na promessa de campanha veiculada em propaganda eleitoral, o candidato Beto Pereira expôs a insatisfação dos comerciantes com os corredores implantados e prometeu remover as vias exclusivas de ônibus. Além do ponto de pré-embarque inacabado na Avenida Gunter Hans.
No debate promovido pelo Jornal Midiamax, Beto Pereira (PSDB) reafirmou no debate do iria retirar os trechos de corredores de ônibus instalados nas avenidas Gunter Hans e Bandeirantes.
“Eu não vou colocar minha cabeça no travesseiro e dormir de forma tranquila enquanto vidas tiverem sendo perdidas por conta de obras inacabadas e abandonadas. No 1º mês do meu governo irei tirar o que já foi instalado na Avenida Gunter Hans e na Bandeirantes, recuperando a pista e dando três faixas para que os veículos que trafegam ali”, declarou.
Em resposta, Adriane Lopes afirmou que pretende finalizar as obras da gestão que começou como vice-prefeita, para então decidir o destino delas. “Minha opção é terminar a obra que foi começada e após terminá-la eu posso discutir o destino daquela obra. Eu não posso deixar de concluí-los. A minha responsabilidade é terminá-los”.
Histórico de acidentes
Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade). General Osório e Nova Bahia (Região Norte), passando pelo Centro da cidade. O corredor sudoeste ligará o terminal Aero Rancho ao Centro.
Em março deste ano, um ônibus de Campo Grande colidiu com um Fiat Uno que invadiu o corredor exclusivo do transporte coletivo na Avenida Rui Barbosa. Câmeras de monitoramento flagraram o momento do acidente. Nas imagens, os veículos seguiam na Rui Barbosa, quando o Uno diminui para entrar na Rua Luiz Ceciliano e colide.
Dias antes, semelhantemente à colisão do Fiat Uno, outro acidente no mesmo local. Uma motorista que dirigia um Ford Fiesta colidiu em um ônibus após invadir o corredor da rua Rui Barbosa. Conforme imagens de câmeras de seguranças, a condutora chegou a ficar presa dentro do veículo, que, sem tempo para evitar a colisão, ficou destruído.
Em 31 de janeiro, dois motoristas colidiram após confusão e erro ao trafegarem pelo corredor da Rua Brilhante. Também registrada por câmeras de segurança, a batida ocorreu após o motorista de um Volkswagen Voyage aparentemente não ter dado seta. O veículo entrou na faixa dos ônibus e, em seguida, colidiu com um Fiat Mobi.
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