Neste sábado (10), alguns pecuaristas amanheceram e se depararam com animais mortos em suas propriedades. Segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Mato Grosso do Sul, 24 estações meteorológicas registraram temperaturas mínimas entre 3ºC e 5ºC.

Sidrolândia registrou um das menores temperaturas, cidade onde um produtor divulgou imagens dos animais mortos em sua propriedade. Estimasse que os animais tenham sido vítimas do frio intenso.

Conforme apurado por jornal local, Região News, pelo menos 10 bovinos foram encontrados mortos nos assentamentos Jiboia e Eldorado.

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) informa que está monitorando as mortes de animais por hipotermia em todo o estado. A agência destacou a importância de os produtores rurais notificarem qualquer caso de morte animal à instituição.

Segundo a agência, é comum correrem mortes de bovinos por hipotermia devido à queda brusca de temperatura.

Cuidados durante o frio

Para evitar maiores perdas é fundamental que os produtores fiquem atentos a possíveis mortalidades nas propriedades. A Iagro alerta que propriedades que tiverem ocorrência de mortes acima dos parâmetros esperados devem procurar a Agência mais próxima e notificar as autoridades competentes.

O veterinário Luiz Orcírio destaca que alguns cuidados específicos podem fazer toda a diferença no bem-estar animal e evitar mortes por hipotermia.

“Levar os animais para ambientes protegidos do frio e do vento ou próximos a reservas. Investir em uma alimentação melhor, porque no frio esses animais demandam mais energia para manter a temperatura e isso leva à mortalidade por hipotermia. Uma suplementação para fortalecer o sistema imunológico também é ideal”, enfatizou.

Para o especialista, outro fator que contribui para o aumento das mortes é a falta de arborização adequada nas propriedades rurais.

“Hoje as propriedades estão muito descampadas, perdeu muito a vegetação arbórea. Por isso é importante que a longo prazo haja uma recomposição florestal por meio da formação de capões e árvores que possam proteger os animais dos ventos”, ressaltou.

Em Itaquiraí, município distante 408 quilômetros de Campo Grande, um fazendeiro criou uma fogueira para proteger os animais do frio. Luiz Orcírio ressalta que é imprescindível que os produtores se atentem às condições meteorológicas e se previnam para evitar prejuízos.

Serviço

Em caso de dúvidas ou orientações adicionais, produtores rurais podem entrar em contato com a Iagro pelo WhatsApp: 67 999619205 ou pelo e-mail: notifica@iagro.ms.gov.br.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.