Uma explosão em um caminhão causou um incêndio de 2 km no distrito de Indubrasil, em Campo Grande. O incêndio ocorreu na noite de quarta-feira (24), no pátio de uma empresa. O fogo começou no caminhão, mas se espalhou rapidamente após o vazamento de óleo de pirólise, combustível industrial utilizado em obras de pavimentação asfáltica. Com isso, o local terá que passar por descontaminação.

O dano poderia ter sido maior, mas o motorista do caminhão conseguiu mover o veículo para fora das instalações da empresa. Brigadistas da empresa iniciaram o combate às chamas e o Corpo de Bombeiros controlou o fogo com o auxílio de 16 veículos, incluindo carros de apoio e carros-pipa.

Fogo se espalhou em via
Fogo se espalhou em via (Reprodução)

A situação se complicou quando uma válvula do tanque estourou enquanto as chamas eram controladas, causando o vazamento do óleo de pirólise que se espalhou por um trajeto de aproximadamente 2 km. Os bombeiros precisaram apagar as chamas ao longo de todo esse percurso.

Local terá que passar por descontaminação

Incêndio Indubrasil
Local onde iniciou o incêndio (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Na manhã desta quinta-feira (25), as atividades foram suspensas para permitir a limpeza e garantir a segurança dos funcionários. No local, ainda há um rastro deixado pelo óleo e fogo e o cheiro de fumaça segue forte por todo o entorno.

Devido à contaminação, uma empresa ambiental irá realizar a descontaminação adequada, o que, segundo Domício Ramos, 66, comissário de avarias da empresa seguradora, deve durar cerca de dois dias.

Localizada no Polo Industrial Oeste, a Carandá Petroquímica trabalha com produção de derivados de nafta petroquímica e produção de outros solventes especiais, de acordo com o site oficial da empresa.

Incêndio Indubrasil
Rescaldo das chamas (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A origem das chamas ainda é desconhecida, mas a seguradora acredita que possa estar relacionada a uma falha mecânica, possivelmente causada por um curto-circuito.

Conforme o tenente do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul), Gustavo Magrão de Frias, as chamas realmente começaram no caminhão-tanque. Inicialmente, acreditava-se que o combustível seria gasolina, mas nesta quinta-feira, a seguradora confirmou ser óleo de pirólise.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.