Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após cinco anos, Sesc Cultura deixa prédio histórico da Afonso Pena

Com a saída do Sesc, mais um prédio histórico deixa de ser ocupado em Campo Grande
Lethycia Anjos -
Sesc Cultura
Evento realizado no Sesc Cultura (Divulgação, Sesc)

Após cinco anos desde sua inauguração, o Sesc Cultura decidiu encerrar as atividades no prédio centenário Mello e Cáceres na Avenida Afonso Pena. A decisão, foi definida após o término da reforma do Sesc Teatro Prosa, que deve ser inaugurado ainda no 1° semestre de 2024.

Inaugurada em maio de 2018, o espaço nasceu com a proposta de dar vida ao prédio que acompanhou as mudanças da cidade e as transformações arquitetônicas e urbanísticas de . Em 2022, o local histórico conhecido como “quartel da Afonso Pena” comemorou 100 anos de existência.

Conforme a administração da unidade, as atividades no prédio Mello e Cáceres encerraram em 2023, após a finalização da reforma do Sesc Teatro Prosa. O prédio que também abriga um museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira) pertence ao Exército.

“O Sesc não permaneceu no prédio a fim de retomar as atividades culturais em sua unidade própria, na qual terá maior capacidade de atendimento”, esclareceu.

Sesc Cultura
Prédio Mello e Cáceres na Afonso Pena (Divulgação, Sesc)

Estrutura ampliada

O novo espaço contará com shows musicais, espetáculos de teatro, circo, dança, cinema e ações literárias. Além disso, o espaço conta com uma biblioteca com acesso gratuito e amplo acervo de títulos, incluindo obras em inglês.

Com estrutura ampliada, o teatro terá 208 lugares, palco equipado com iluminação e sonorização para shows, concertos musicais, espetáculos de circo, dança e teatro, além de equipamentos para projeções de filmes que irão compor a programação do Cine Sesc, entre outras.

Teatro Prosa
Teatro Prosa (Divulgação, Sesc)

Até a inauguração do Teatro Prosa, o Sesc realiza suas atividades culturais nos Shoppings da Capital, promovendo ações musicais nas praças de alimentação e atividades recreativas infantis.

Desde o ano passado, o Sesc tem participado do MS ao Vivo em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, trazendo mensalmente shows nacionais e regionais gratuitos.

Desocupação de prédios históricos

Sesc Morada
Morada dos Baís (Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax)

Com a desocupação do prédio Mello e Cáceres, mais um ponto turístico de Campo Grande deixará de receber atrações culturais. Em 2021, o Sesc encerrou as atividades no espaço cultural sediado na Morada dos Baís, desde então o local segue sem eventos culturais.

Questionado sobre a possibilidade de ocupar outro prédio histórico, o Sesc MS esclareceu que ainda não existem planos para ocupação de outros espaços históricos da cidade, bem como, do Estado.

“A missão do Sesc-MS é promover o bem-estar por meio de suas ações, independentemente do lugar em que isso ocorra, dando acesso de forma gratuita e democrática aos diversos tipos de manifestações culturais”, informou.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
feira do coopharadio

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

Sejuv

De marketing a administração, Sejuv abre vagas para cursos gratuitos em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Morre Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, aos 69 anos

Últimas Notícias

Política

Cônsul da China diz que pode investir em infraestrutura e tecnologia em Ponta Porã

Chineses têm interesse na Rota Biocêanica, que vai passar por Ponta Porã

Cotidiano

‘Vamos poder negociar’: autoescolas aprovam fim da obrigatoriedade de aulas práticas

Governo Federal pretende reduzir burocracias para a emissão da CNH e acabar com a obrigatoriedade de passar por autoescola

Trânsito

Motorista ‘fura’ preferencial e provoca acidente com dois carros e capotamento em Campo Grande

Um dos carros atingido estava parado na Rua Pernambuco

Transparência

União define ações para execução das obras do Novo PAC em MS

Novo PAC Seleções vai destinar R$ 87,9 milhões para o SUS em MS