Ipês-rosas já estão florindo em trechos de Campo Grande, seguindo o esperado para a florada em junho. As flores desabrocharam antecipadamente no ano passado por conta da frente fria.

Fazendo jus ao nome da “Capital dos Ipês”, as árvores espalham as flores em gramados, como no corredor da Avenida Gury Marques. O tapete florido chamou a atenção de condutores que passavam pelo trecho na última sexta-feira (7).

Apesar da manhã com temperaturas amenas, a rápida elevação gradual no calor faz as flores murcharem. Em outro local, na Rua Domingos Jorge Velho, no Tiradentes, a árvore em uma residência também aflora no período típico.

O biólogo José Milton Longo havia explicado o fenômeno que fez as flores se anteciparem em 2023. O ipê-rosa é sempre o primeiro a florescer e diversos fatores podem ter contribuído para essa antecipação.

ipês
Tapete florido (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Calendário da florada

Normalmente, o ipê-rosa costuma florescer em junho; em seguida, vem o amarelo, em julho e agosto; encerrando com o branco, em agosto e setembro.

Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o Ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.

(Alicce Rodrigues, Midiamax)