Frentes frias ajudam e ipê rosa antecipa florada em Campo Grande

Biólogo explica como combinação de fatores no tempo fizeram flores desabrocharem

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ipê rosa floresce e encanta em Campo Grande. (Foto: Kísie Ainoã / Midiamax)

Quem passou pela rotatória da Coca-Cola, na região da Vila Olinda, nesta sexta-feira (26), se surpreendeu com a floração antecipada de um Ipê rosa. Considerada árvore símbolo de Mato Grosso do Sul, todos os anos os ipês colorem a cidade e encantam quem aguarda ansioso para registrar a chegada das flores, que duram cerca de uma semana.

O biólogo José Milton Longo explica que, apesar de ter aparecido de forma antecipada, o ipê rosa é sempre o primeiro a florescer e diversos fatores podem ter contribuído para essa antecipação.

“Adiantou um pouco, mas ainda está dentro da janela de floração. Ela começa a florescer no final de maio a junho e, agora com as frentes frias e a baixa umidade, são fatores ambientais fundamentais para entrar na fase reprodutiva (florescimento)”, destacou.

(Foto: Kísie Ainoã / Midiamax)

Capital dos Ipês

Conhecida como “Cidade Árvore Mundo”, Campo Grande concentra o maior número de árvores na área urbana, sendo o Ipê a mais tradicional. No Brasil, existem doze tipos de ipês com flor em tons de amarelo. Uma característica que o diferencia das demais árvores é quando suas flores nascem e as folhas caem dos galhos.

A temporada de floração dos ipês começa em junho e segue até setembro. O ipê rosa costuma florescer em junho; o amarelo em julho/agosto e o branco em agosto/setembro.

Rápida e marcante, as floradas costumam durar, em média, uma semana, variam conforme a concentração de água na atmosfera.

Conteúdos relacionados

cobra