Apesar de frente fria, focos de incêndio não dão trégua e mobilizam bombeiros em regiões de MS

Só em agosto de 2024, 4.216 focos ativos foram detectados em MS

Jennifer Ribeiro – 27/08/2024 – 10:42

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Combate aos incêndios que devastaram o Pantanal em MS | (Henrique Arakaki, Midiamax)

Junto a chegada da frente fria ao Estado, na última sexta-feira (23), veio a esperança de que os incêndios florestais que avançam sobre Mato Grosso do Sul enfim dariam uma trégua. Em algumas regiões, isso até aconteceu. É que a chuva e o aumento da umidade relativa do ar propiciou um cenário facilitador para o trabalho de bombeiros e brigadistas que atuam nos locais afetados.

Em Camapuã, por exemplo, onde um incêndio persistia há quase uma semana, os focos ativos cessaram totalmente graças a queda de temperatura, trazendo alívio para dezenas de famílias que viram suas propriedades tomadas por fogo.

No entanto, o mesmo não aconteceu em cidades como Paranaíba, Costa Rica e Naviraí. Nestes locais, mesmo com o frio, equipes estiveram mobilizadas, seja para conter as chamas efetivamente, seja para realizar rescaldo dos incêndios.

Áreas com focos ativos

Conforme o boletim diário da Operação Pantanal, divulgado pelo Governo de MS, até segunda-feira (26), havia um foco ativo ao norte do Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica.

Embora as chamas estejam dentro do território de Mato Grosso, há uma equipe de militares de MS apoiando para que os focos não adentrem o parque sul-mato-grossense. Também há um novo foco na região leste do parque, onde os combates foram iniciados e seguem em monitoramento.

Já em Paranaíba, novos focos foram detectados e demandaram o envio de duas guarnições para a região. O local permanece em monitoramento.

Em Coxim, os focos de incêndios foram combatidos, mas duas equipes permanecem no local realizando o rescaldo.

Na região do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí, as chamas retornaram e por isso, duas guarnições voltaram ao local para realizar os combates.

Conforme o boletim, 11 locais seguem em monitoramento: Passo do Lontra, Serra do Amolar, Porto da Manga, Forte Coimbra, Porto Esperança, Nabileque, Porto Murtinho, Taboco, Naviraí, Costa Rica e Camapuã.

Efetivo na Operação

Conforme o Governo do Estado, 128 bombeiros militares trabalham no combate aos incêndios florestais no estado. Nessa segunda-feira (26), 11 militares do Rio Grande do Sul chegaram para somar ao efetivo.

Há também o apoio de 92 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, 14 representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), 4 policiais militares de Mato Grosso do Sul, 1 policial federal e 273 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Previsão do tempo

A região do Pantanal sul-mato-grossense ainda enfrenta condições climáticas que favorecem o risco de incêndios florestais.

Entretanto, a frente fria que avançou o estado nestes últimos dias trouxe precipitações de chuva importantes, mais especificamente nas regiões sul e sudoeste do estado, contribuindo para a diminuição dos focos de incêndio.

Além das chuvas, ainda houve queda na temperatura, que colabora com as ações de combate, pois promove o resfriamento dos materiais combustíveis.

Conforme o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), só em agosto de 2024, 4.216 focos ativos foram detectados em Mato Grosso do Sul.

Desde que a frente fria chegou ao estado, na sexta, apenas no domingo (25) Mato Grosso do Sul não registrou focos de incêndio. Na segunda (26), 59 foram detectados.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Conteúdos relacionados

marcha