Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apesar de estabilidade, moradores do Água Limpa Park temem por novo rompimento de lago de contenção

Período mais chuvoso do ano começa em poucos meses e acende alerta nos moradores
Fábio Oruê -
Casa destruída por enxurrada moradores
Casa destruída após enxurrada demolir parede e arrastar móveis durante chuva (Arquivo, Jornal Midiamax)

Em janeiro de 2023, moradores do Água Limpa Park foram surpreendidos com a água de uma lagoa invadindo suas residências e levando móveis, animais e estruturas – além de deixar um rastro de sujeira. Mais de um ano depois e com a época de chuva cada vez mais próxima, residentes seguem com temor de que o problema volte ocorrer.

Um deles é Bruno Magno, que vivenciou a situação no ano passado. Ao Jornal Midiamax, ele relata que não chegou a perder móveis na enxurrada, mas que ficou “ilhado” em casa e que viu os vizinhos perderem tudo. “A água transbordou, invadiu casas, derrubou muros, derrubou paredes das casas. Um vizinho aqui perdeu todos os móveis. Teve coisa que foi parar três, quatro ruas para baixo”, conta.

O “piscinão” está localizado na esquina das ruas Marluce e Formosa, no Água Limpa Park. Naquele dia, choveu 68% do esperado no mês de janeiro em Campo Grande. Vídeos mostram que a água arrastou geladeira, fogão e outros objetos de uma casa atingida pela força da água na região localizada na saída para Rochedinho, em .

Confira o vídeo:

A lagoa de contenção da água da chuva estava assoreada e com tubo de drenagem tapado, causando transbordamento. A água invadiu a casa de uma família e a força da enxurrada era tanta que os deixou encurralados.

“Na hora que a gente chegou no canto da garagem, a parede [da cozinha] estourou. Foi questão de minutos”, recorda o morador, um advogado de 56 anos. Ele relatou que assistiu toda a casa sendo levada pela água enquanto ainda estavam lá dentro. “A gente tentou sair de onde estávamos, mas a velocidade da água era tão forte que a gente precisou ficar no canto até ela escoar”, disse na época.

Lixo acumulado

Outra problemática enfrentada pelos moradores, que agrava a situação da bacia de contenção, é o acúmulo de lixo. “Muita gente joga lixo; fica difícil para gente cuidar. Alguns vizinhos, quando chegaram, abordaram alguém jogando lixo e foram ameaçados; o negócio fica chato”, relata à reportagem.

Ele conta que a água que escorre de outros bairros cai no lago de contenção, que fica sobrecarregado. “[…] fica aquela bagunça toda, mas a hora que chover, aí o que acontece? Eles jogam de tudo ali no buraco, então a hora que chover com vontade de novo, vai acontecer. E até agora nada, ninguém fala nada”, reclama Bruno.

Agora, os moradores temem que o mesmo aconteça quando a seca passar e o período de chuva voltar. “E agora já chegou mais gente aqui também; tem mais famílias morando aqui também e correndo esse risco. É que não choveu, a realidade é essa”, relata Bruno.

água limpa park
Barragem da Água Limpa Park (Divulgação, Câmara)

Audiência pública com moradores

No dia 15 de março do ano passado, uma audiência pública discutiu os problemas da região, mas, conforme Bruno, tudo ficou apenas no ‘disse-me-disse’.

“Nunca foi feito nada de significativo, a não ser depois que houve o transbordamento; fizeram uma limpeza aqui, mas assim, não resolveu o problema. É uma gente falando para cá, falando bonito para lá, mas um jogando a culpa no outro. Quando as chuvas voltarem, vai acontecer de novo”, diz.

O Jornal Midiamax pediu o detalhamento das ações realizadas pela Prefeitura de Campo Grande na bacia de contenção, mas até esta publicação não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Casa destruída por enxurrada
Casa ficou destruída (Arquivo, Jornal Midiamax)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF