A partir das 5 horas da manhã desta quinta-feira (30), devido às celebrações do feriado de Corpus Christi, a Prefeitura de Dourados, através da Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) interdita trechos de vias centrais. A interdição ocorre para a confecção dos tradicionais tapetes pelos fiéis, missa e procissão.

Locais recebem sinalização no início da manhã, que prossegue até o fim da celebração da Santa Missa, realizada em frente à Catedral Imaculada Conceição. A liberação das vias está prevista para as 19h.

Serão interditados os trechos que compreendem as Avenidas Joaquim Teixeira Alves e Marcelino Pires, a partir da Catedral, na Praça Antônio João, até a Rua Melvin Jones.

O início dos enfeites nessas vias está marcado para as 6h, seguido pela confecção dos tapetes pelos fiéis católicos de toda a cidade. Às 15h, terá início a Missa Solene, em frente à Catedral, finalizada com a procissão do Santíssimo Sacramento sob os tapetes e encerrando com adoração e benção.

Conforme informações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a solenidade de Corpus Christi (Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

Dessa forma, a procissão pelas vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo de Sangue de Cristo”, diz o documento da Igreja.