Agendamentos para tirar o ‘novo RG’ em MS começam nesta quinta-feira de feriado

Por conta do feriado, os postos de atendimento estarão fechados, mas os agendamentos ficam disponíveis

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
novo rg
Novo RG já está valendo em MS (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Mesmo com o feriado de Corpus Christi, os agendamentos para tirar a CNI (Carteira Nacional de Identidade), o novo RG, abrem nesta quinta-feira (30) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), serão disponibilizadas vagas de agendamento para os próximos dois meses: junho e julho. As vagas são para Campo Grande e algumas cidades do interior do Estado.

Apenas os agendamentos online estão disponíveis na quinta. Por conta do feriado, os postos de atendimento estarão fechados. Na sexta-feira (31), por ser ponto facultativo, muitos órgãos não terão atendimento. Tudo retorna ao normal na segunda-feira (4).

Como tirar o novo RG?

  • Primeiro acesse o site da emissão na Sejusp. Basta clicar aqui – Por conta do volume de acessos, o site pode apresentar instabilidade.
  • Depois, clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento) – novamente, aqui trata-se apenas detalhes protocolares que ainda não interferem na emissão.
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você – geralmente separado por municípios.
  • Escolha o dia e horário disponível que melhor se encaixe para você.
  • Por fim, preencha os campos com as informações pedidas e digite o código de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Alerta

A abertura do agendamento provoca um corre-corre entre as pessoas que querem tirar a CNI. Entretanto, A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) orienta que apenas as pessoas que estão com o RG com mais de 20 anos, que perderam ou o tiveram furtado, tentem fazer a CNI. Isso para desafogar a demanda de agendamentos. O RG ainda é válido até 2032.

Novo RG

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Vale lembrar que a CNI segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 seja impressa em cartão.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.