Mesmo com o feriado santo, os agendamentos para tirar a CNI (Carteira Nacional de Identidade), o novo RG, abrem nesta sexta-feira (29). Vale ressaltar que o Registro Geral continua válido até 2032.

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), serão disponibilizadas mil vagas para Campo Grande e algumas cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Apenas os agendamentos online estão disponíveis nesta Sexta-feira Santa.

Por conta do feriado, os postos de atendimento estarão fechados. Tudo retorna ao normal na segunda-feira (1º).

Como tirar o novo RG?

  • Primeiro acesse o site da emissão na Sejusp. Basta clicar aqui – Por conta do volume de acessos, o site pode apresentar instabilidade.
  • Depois, clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento) – novamente, aqui trata-se apenas detalhes protocolares que ainda não interferem na emissão.
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você – geralmente separado por municípios.
  • Escolha o dia e horário disponível que melhor se encaixe para você.
  • Por fim, preencha os campos com as informações pedidas e digite o código de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Novo RG

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do mercosul com maior facilidade.

Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 seja impressa em cartão.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.