Aparentemente abandonada, a escultura dos Tuiuiús em frente ao Aeroporto de foi deixada intacta a pedido do artista Cleir Ávila, segundo a Aena, empresa que administra o terminal aeroportuário.

“O próprio artista orientou como fazer a proteção da obra, que, segundo ele, deve permanecer na posição que a ventania deixou até que os reparos sejam iniciados”, informou a administradora ao Jornal Midiamax.

Uma das três esculturas de Tuiuiús, que ficam na orla do aeródromo, caiu devido às fortes chuvas e ventos em 3 dezembro do ano passado. Mais de dois meses depois do incidente, a ave símbolo do  continua no solo e sem reparos. 

A empresa informou que já orçou a obra de restauração junto ao artista e está negociando o fechamento do contrato. Quando essa etapa estiver concluída, um prazo para recuperação do local poderá ser formulado.

aeroporto
Parte da obra está coberta por lona (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Atualmente, o que se vê no local do Monumento Pantanal Sul é o pássaro enrolado em uma lona azul. Além disso, essas esculturas ficam em um espaço em que há espelhos d'água. Com a , foram criadas duas poças grandes de água que podem virar criadouro do Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“Sobre o espelho d'água, a equipe do aeroporto faz a manutenção rotineira no local para manter o ambiente tratado e livre do risco de se tornar foco de mosquitos”, explica a nota.

Última restauração foi há seis anos

O artista plástico Cleir Ávila foi o responsável pela construção das esculturas. O monumento com três Tuiuiús, ave símbolo do Pantanal, levou cerca de quatro meses para ser construído em 1999. A inauguração foi feita no início do anos 2000. 

Jornal Midiamax conversou com o artista plástico quando uma das aves caiu devido às fortes chuvas. Na época, ele informou que a última manutenção teria sido feita há seis anos, em 2017, com o patrocínio de um banco. Contudo, o ideal seria que a obra recebesse manutenções a cada três anos.

O Monumento Pantanal Sul reúne três esculturas de tuiuiús na orla do aeródromo. As aves fazem referência às aeronaves que chegam e partem do Aeroporto Internacional de Campo Grande, com um em posição de partida, outro que representa a decolagem, enquanto o terceiro, que caiu, faz referência ao abastecimento. 

As aves têm seis metros de altura e 12 metros de envergadura. As obras foram feitas a partir da modelagem do aço, concreto expandido e depois modelagem da argamassa.