Aeroporto diz que Tuiuiús caídos são ‘orientação do artista’ e que água parada será removida
Obra de arte foi danificada após ventania em dezembro e restauração ainda não tem previsão de início
Fábio Oruê, Thalya Godoy –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aparentemente abandonada, a escultura dos Tuiuiús em frente ao Aeroporto de Campo Grande foi deixada intacta a pedido do artista Cleir Ávila, segundo a Aena, empresa que administra o terminal aeroportuário.
“O próprio artista orientou como fazer a proteção da obra, que, segundo ele, deve permanecer na posição que a ventania deixou até que os reparos sejam iniciados”, informou a administradora ao Jornal Midiamax.
Uma das três esculturas de Tuiuiús, que ficam na orla do aeródromo, caiu devido às fortes chuvas e ventos em 3 dezembro do ano passado. Mais de dois meses depois do incidente, a ave símbolo do Pantanal continua no solo e sem reparos.
A empresa informou que já orçou a obra de restauração junto ao artista e está negociando o fechamento do contrato. Quando essa etapa estiver concluída, um prazo para recuperação do local poderá ser formulado.
Atualmente, o que se vê no local do Monumento Pantanal Sul é o pássaro enrolado em uma lona azul. Além disso, essas esculturas ficam em um espaço em que há espelhos d’água. Com a chuva, foram criadas duas poças grandes de água que podem virar criadouro do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya.
“Sobre o espelho d’água, a equipe do aeroporto faz a manutenção rotineira no local para manter o ambiente tratado e livre do risco de se tornar foco de mosquitos”, explica a nota.
Última restauração foi há seis anos
O artista plástico Cleir Ávila foi o responsável pela construção das esculturas. O monumento com três Tuiuiús, ave símbolo do Pantanal, levou cerca de quatro meses para ser construído em 1999. A inauguração foi feita no início do anos 2000.
O Jornal Midiamax conversou com o artista plástico quando uma das aves caiu devido às fortes chuvas. Na época, ele informou que a última manutenção teria sido feita há seis anos, em 2017, com o patrocínio de um banco. Contudo, o ideal seria que a obra recebesse manutenções a cada três anos.
O Monumento Pantanal Sul reúne três esculturas de tuiuiús na orla do aeródromo. As aves fazem referência às aeronaves que chegam e partem do Aeroporto Internacional de Campo Grande, com um em posição de partida, outro que representa a decolagem, enquanto o terceiro, que caiu, faz referência ao abastecimento.
As aves têm seis metros de altura e 12 metros de envergadura. As obras foram feitas a partir da modelagem do aço, concreto expandido e depois modelagem da argamassa.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Decreto cancela restos a pagar da Prefeitura de Campo Grande
Decreto consta em edição extra do Diogrande
Dólar avança 1% com exterior e fiscal no radar, mas recua mais de 2% na semana
O dia foi marcado por tombo das commodities
Homem é condenado a 15 anos em regime fechado por tentar matar companheira durante ‘roleta-russa’
A vítima havia se recusado a participar da ‘brincadeira’, mas acabou sofrendo um disparo
UFMS promove audiências públicas em Aquidauana e na Cidade Universitária
Audiências públicas voltadas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.