Candidatos inscritos no concurso da prefeitura municipal de , a 96 km de , denunciam prejuízos devido à alteração na data das provas. A duas semanas do concurso, as provas, que seriam no dia 14 de janeiro, foram distribuídas em quatro dias, causando indignação entre os candidatos que haviam se planejado para viajar até o município.

Um dos candidatos, mora em Campo Grande e está de férias até o dia 13 de janeiro, data em que foi remarcada sua prova. Segundo ele, a mudança o pegou de surpresa, visto que não terá tempo para reagendar a viagem até Ribas do Rio Pardo.

“Dividiram todo o concurso em quatro datas, está sem condições. Minha prova seria no dia 14 e foi antecipada para o dia 13; o problema é que estou em viagem e só retorno dia 13, após a hora da prova”, lamenta o candidato.

Em resposta à indagação dos candidatos, o prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, alega que a cidade não possui estrutura para acomodar os quase 8 mil inscritos em um único dia, mas que ainda há tempo para os candidatos se planejarem.

“Não há como realizar em um único dia devido à falta de salas de aula. Também não temos previsão de apoio para candidatos que residem fora de Ribas, e essa mudança ocorre a 11 dias do concurso, permitindo um novo planejamento”, afirma o prefeito.

As novas datas foram divulgadas nesta quarta-feira (3), no Diário Oficial do Município, segundo a publicação os locais de realização das provas serão divulgados por meio de edital no dia 08 de janeiro.

Confira as novas datas:

  • (13/01): período vespertino: todos os cargos de professor de educação básica
  • (14/01): período matutino: todos os cargos da saúde (enfermeiro, farmacêutico – bioquímico, anestesista, médico cardiologista, médico-cirurgião geral, médico clínico geral – 20h, médico clínico geral – 40h, médico ESF, ginecologista, médico obstetra, médico ortopedista, médico pediatra, médico plantonista e odontólogo)
  • (14/01): período vespertino: cargos no (advogado, analista de sistemas de computação, assistente social, auditor fiscal de tributos municipais, contador, controlador interno, educador físico, educador social ii, especialista em educação, fiscal de meio ambiente, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e zootecnista)
  • (20/01): período vespertino: todos os cargos de nível fundamental
  • (21/01): período matutino: todos os cargos de nível médio
  • (21/01): período vespertino: todos os cargos de nível alfabetizado

Fapec diz que candidatos estavam cientes da possível mudança

Em nota, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), responsável pelo concurso, afirmou que o número de inscritos superou em 53% o estimado, atingindo o quantitativo final de 7.669 candidatos inscritos deferidos no certame.

Segundo a Fundação, o número final distribuído entre os níveis superior, médio, fundamental e alfabetizado superou a capacidade do Município, contando com todos os locais possíveis para realização das provas.

“Com amparo no Edital, item 9.3., a qual estabelece que ‘caso o número de candidatos para prestar as Provas exceda a oferta de lugares nas escolas disponíveis na cidade de Ribas do Rio Pardo/MS, a FAPEC poderá aplicar as provas em dias/horários diferentes ou cidades próximas, a serem definidos em Edital específico', portanto, desde o momento em que se inscreveram os candidatos estavam cientes da possibilidade de mudança”.

Ainda conforme a Fapec, no caso em questão a situação foi enviada à comissão organizadora, que decidiu realizar a divisão das aplicações das provas, conforme Edital publicado.

“A decisão encontra-se motivada, fundamentada e amparada no Edital, sendo feita de imediato ao resultado definitivo das inscrições, com tempo suficiente para os candidatos poderem se reorganizar”, finaliza a nota.

Salários de até R$ 17 mil

Em novembro de 2023, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, abriu inscrições do concurso público para o quadro efetivo de pessoal. São 561 vagas, sendo 111 para ensino superior, 81 para ensino médio, 76 vagas para ensino fundamental e 293 vagas para quem é apenas alfabetizado. 

A banca organizadora é a Fapec. O concurso prevê cotas para pessoas negras e indígenas. Um dos destaques são os salários, que podem chegar a R$ 17.863,60 em alguns cargos. A carga horária varia de 20 a 40 horas semanais, a depender da função.

Entre os cargos, há 22 vagas para de várias especialidades, como clínico geral, saúde da família, pediatra, ortopedista, plantonista, obstetra, ginecologista, cardiologista, cirurgião geral, anestesista, entre outros.

Também há 34 vagas efetivas para professores, além de formação de cadastro reserva. O maior número de vagas é para atuar como professor de educação básica do 1º ao 5º ano. Contudo, também há oportunidades para educadores da educação básica, educação física, artes, inglês, geografia, história, matemática, português, ciências, entre outros.