Mato Grosso do Sul recebe hoje (6) a visita de um dos mais importantes nomes da Igreja Católica em todo o mundo. O Cardeal Ángel Fernández Artime, que é o 10º sucessor de Dom Bosco, terá longa programação. A agenda é organizada pela Inspetoria Salesiana de Campo Grande, nesta que será a última visita do Cardeal espanhol no Brasil no cargo de Reitor-Mor.

Como pai e centro de unidade da Família Salesiana, o Cardeal Ángel, assumirá as funções de Cardeal da Igreja, juntamente com suas responsabilidades no Vaticano. Até o dia 16 de março, ele terá uma longa programação, visitando as presenças salesianas de Campo Grande, como: paróquias, comunidades, escolas, universidades, obras sociais e missões indígenas, em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Boa parte das missões será nas aldeias indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro, em Mato Grosso. Naquela região, com a chegada dos Salesianos em 1894, se expandiu a assistência aos povos boe-bororo e xavante, permanecendo até hoje como sinal de solidariedade e compromisso.

O Cardeal Ángel Fernández Artime vai conceder entrevista coletiva na sexta-feira (8 de março), às 9h, na sede da Inspetoria, que fica na região central de Campo Grande. Uma boa oportunidade para jornalistas obterem informações exclusivas sobre os trabalhos realizados pelo Salesianos no mundo, especialmente em Mato Grosso do Sul. Entre os assuntos a serem repercutidos, o nome do próprio Cardeal Ángel que é citado como forte sucessor do Papa Francisco.

Cardeal Ángel: 10º sucessor de Dom Bosco

O legado de Dom Bosco transcende o tempo e, como fundador dos Salesianos, sua visão para a educação transformou vidas. Com coragem, dedicou-se aos jovens marginalizados, oferecendo amor, oportunidades e uma fé sólida. Seu compromisso inabalável com a educação como instrumento de transformação social ecoa até hoje. Dom Bosco é reconhecido como um verdadeiro pai espiritual que iluminou o caminho da juventude com valores, aprendizado e compaixão.

A MSMT (Missão Salesiana de Mato Grosso), a Inspetoria Salesiana de Campo, tem presença missionária, educativa e pastoral em 21 casas salesianas, no Centro-Oeste brasileiro (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no oeste de São Paulo (Araçatuba e Lins). Por meio do trabalho de 120 Salesianos de Dom Bosco e inúmeros leigos que compõem a Família Salesiana, a entidade caracteriza-se pela atuação educativa em instituições de ensino (infantil, fundamental, médio e superior), paróquias, obras sociais e missões indígenas.

Os principais passos para construção dos sonhos de Dom Bosco região de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e nas cidades paulistas de Lins e Araçatuba começaram em 1875. Inspirado por um sonho, Dom Bosco enviou o primeiro grupo de salesianos à América do Sul, dando início a uma verdadeira aventura missionária para levar o evangelho aos jovens.

Nos anos de 1920, 1934 e 1976, o sonho missionário de Dom Bosco sobre os “figos verdes que amadureceriam se mergulhados em suor e sangue” acontece em terras mato-grossenses, quando quatro salesianos perderam a vida no trabalho missionário. Em 1994, foi a celebração do Centenário da Inspetoria e solene inauguração da Casa do Sonho em Chapada dos Guimarães pelo 7º Sucessor de Dom Bosco, Pe. Egídio Viganó.

Fotos: Divulgação.
Com informações da Coordenadoria de Comunicação/ Salesiano Dom Bosco/ MS.