Depois de quase um mês de estiagem, volta a chover em Campo Grande nesta quinta-feira (13). A chuva antecede chegada de frente fria que promete derrubar temperaturas para a casa dos 6°C na Capital.

A última chuva registrada pelas estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ocorreu no dia 15 de junho e registrou 5,6 mm. Houve outros episódios de pancadas na Capital, mas foram breves e em regiões isoladas, por isso, não chegaram a ser computados pelas estações meteorológicas.

Além disso, Campo Grande está sob alerta para vendaval e chuvas fortes. A previsão indica rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e chuva com queda de granizo.

A recomendação de segurança nesse período orienta os moradores a não se abrigar debaixo de árvores e painéis publicitários, desligar aparelhos elétricos e não estacionar próximo de placas ou torres de transmissão.

Ciclone

ciclone extratropical vindo do sul do Brasil deve atingir Mato Grosso do Sul e causar geada com mínima de 3°C. O aviso indica que o ciclone acaba intensificando os ventos ao longo do dia sobre grande parte da região sul do país, com rajadas que podem superar os 80 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, as rajadas devem ser ainda mais intensas, podendo superar os 110 km/h em alguns pontos.

Atrás desta frente fria, uma intensa massa de ar frio atingirá o país no decorrer da quinta-feira. Com isso, as temperaturas terão queda significativa no Estado. A previsão mostra tendência de queda de 10°C a 12°C, comparado a esta quarta-feira, principalmente ao sul.