A rede Hemosul está com estoque baixo de sangue tipo O positivo (O+) e O negativo (O-), e faz apelo aos doadores de sangue para reabastecer o banco de sangue. Devido às festas de e início do período de férias, as doações de sangue costumam diminuir.

De acordo com a coordenadora-geral da rede Hemosul MS, Marli Vavas, as doações são imprescindíveis para qualquer emergência que possa ocorrer nesta época o ano.

“Geralmente, alguns doadores estão viajando, outros cuidando das crianças em virtude das férias escolares ou com parentes em casa. Por isso, acabam deixando as doações para depois, mas este é o momento em que mais precisamos das doações”, explica.

O sangue O- pode ser usado quando não há tempo para descobrir a tipagem sanguínea de uma vítima de acidente grave, por exemplo. Por isso, a deste tipo sanguíneo é de extrema importância.

Estoque de sangue do Hemosul. (Divulgação, Governo de MS)

Onde doar

Quem deseja ajudar na recomposição das bolsas desses tipos sanguíneos pode comparecer a qualquer unidade de coleta de sangue na capital.

O Hemosul coordenador fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Centro. O atendimento nesta quinta-feira (28) será até às 17h e na sexta-feira (29), das 7h às 17h. No sábado (30), o atendimento vai até às 12h.

Já a unidade do fica localizada na rua Engenheiro Lutherio Lopes, 36, bairro Aero rancho. O atendimento será nesta sexta-feira (29), das 7h às 12h.

Outra opção é a unidade da Santa Casa, Localizada na rua Rui Barbosa, 3633, Centro. O horário de atendimento nesta sexta-feira (29) é das 7h às 12h.

Em razão do feriado de ano novo, a rede Hemosul não opera na segunda-feira (1°), e volta a operar normalmente na terça-feira, das 7h às 17h.