O Banco de Leite Humano do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) está com o estoque baixo nesta sexta-feira (19), Dia Mundial de Doação do Leite Humano. O banco dispõe de cerca de 7 litros de leite pasteurizados, quantidade que seria suficiente para suprir a demanda por apenas um dia, se alimentassem todos os bebês internados.

No mês de abril, foram coletados 60 litros de leite, quantidade inferior à adequada para atender à demanda mensal de 150 litros.

O leite humano contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos, além de ser rico em anticorpos que fortalecem o sistema imunológico e previnem infecções. Para bebês prematuros e com baixo peso, o leite humano é ainda mais crucial, pois auxilia no crescimento e na proteção contra doenças graves.

De acordo com a nutricionista e responsável pelo setor, Fernanda Menezes Paraguaçu de Oliveira, o melhor leite que o bebê pode receber é o leite da própria mãe, e na falta dele, a segunda melhor opção é o leite da doação, do banco de leite. “Diante dessa situação, é crucial a mobilização da comunidade para aumentar a quantidade de doações e assegurar o bem-estar dos bebês que dependem desse valioso recurso”, afirma.

Interessados em doar devem entrar em contato com o Banco de Leite, pelo número (67) 3378-2715.