Vídeos mostram dois cães da raça soltos por ruas do Noroeste no da tarde desta quinta-feira (21), em . De acordo com moradores, eles ficaram soltos durante esta quinta e, segundo relatos, invadiram uma casa que estava com o portão aberto. Lá, ainda de acordo com informações, tentaram atacar uma , momento em que foram impedidos por um cachorro da casa que avançou para impedir o ataque contra a menina.

Além disso, de acordo com uma moradora que prefere não se identificar, cinco cães foram atacados e um morto nesta quinta no bairro. “Eu fiz a postagem do vídeo sobre os pitbulls e os moradores falaram que eles estavam soltos durante o dia todo, invadiram uma casa, atacaram cachorros e inclusive um morreu”. “Falaram para ter cuidado porque parecia que eles estavam cansados e com sede”, relata.

Em um dos vídeos, aparecem os dois cães atacando o cachorro labrador da moradora. Nas imagens aparecem os dois pela rua e, de repente, provavelmente por questão de território, o cão labrador de cor preta sai da casa e vai em direção aos dois, momento em que, em desvantagem, é atacado e sofre várias mordidas. No vídeo também aparecem outros cachorros, porém o cão atacado foi o labrador. A tutora disse que o animal recebeu medicamentos e não corre risco de morte.

“Na tarde de hoje estávamos sentados na varanda da minha casa quando o filho da vizinha veio correndo avisar para fechar o portão que estava vindo dois pitbulls. Corri para fechar, quando vi, meus cachorros correram pra fora e foi aí que meu cachorro da raça lavrador foi brutalmente atacado por esse dois”, disse.

Antes do ataque, é possível ver no mesmo vídeo, instantes antes do ataque, que uma mulher caminha pela mesma rua com uma criança pequena e logo depois labrador sai da casa e vai em direção aos dois. Em um outro vídeo, aparece duas pessoas em uma moto, aparentemente tutores dos pitbulls, que vão capturá-los.

Moradores acreditam que os dois cães escaparam de casa e ficaram o dia inteiro na rua. A Lei Federal n°. 2.140, de 2011 dispõe sobre a “obrigatoriedade do uso da focinheira e estabelece regras de segurança para a condução responsável de cães de grande porte e/ou de raças consideradas perigosas”.

Ataque contra criança

Pitbull que escapou de casa já atacou duas pessoas e está causando pânico em moradores do Bairro Santo André, em Ribas do Rio Pardo, cidade localizada a 97 km de Campo Grande. O primeiro ataque aconteceu na segunda-feira (18), na Rua Braulino Nogueira da Silva, quando uma criança teve o rosto dilacerado.

Segundo o pai da criança, Wagner Cillas de Moura Moreira, foi realizada uma cirurgia de emergência e foi colocado um enxerto no local que foi dilacerado. A informação é a de que a criança passou por cirurgia nesta quinta-feira (21) e seu estado de saúde é estável.