VÍDEO: MS mobiliza até helicóptero após denúncias de mineração ilegal no Pantanal
Ação foi composta por integrantes da PMA, Policiais da CGPA, Polícia Federal, Ibama e ANM
Ranziel Oliveira –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de receber denúncias sobre uma possível mineração ilegal no Pantanal, uma coalização envolvendo diversas forças de segurança do Estado de Mato Grosso do Sul deflagraram uma operação aérea, fluvial e terrestre no Pantanal, para verificar a denúncia e outros crimes ambientais nos municípios de Corumbá e Ladário, nesta terça-feira (28).
A ação foi composta por integrantes da PMA (Policia Militar Ambiental) de Corumbá, Policiais da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo do Estado), Polícia Federal, Ibama e ANM (Agência Nacional de Mineração).
Inicialmente, a operação realizada com uso de um helicóptero, lanchas e viaturas objetivou ao atendimento da denúncia sobre mineração ilegal, que estaria ocorrendo na região do Paraguai Mirim. As equipes sobrevoaram e percorreram a região da denúncia e felizmente não foi encontrada nenhuma atividade de mineração ilegal e nem outros crimes ambientais.
Último dia de piracema
Aproveitando o último dia do defeso para proteção à piracema, a Polícia Militar Ambiental e Policiais da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo realizaram fiscalização aérea sobre o rio Paraguai Mirim, que é bastante piscoso, em trabalho preventivo à pesca predatória.
No retorno à Corumbá, as equipes também realizaram fiscalização aérea e fluvial no rio Paraguai, onde desde o dia 1º de fevereiro está permitida a pesca na modalidade pesque-solte em seu leito e abordaram algumas embarcações de pescadores e todos pescavam legalmente.
Operações aéreas devem continuar
A PMA continuará realizando operações conjuntas com a Coordenadoria de Policiamento Aéreo não só no Pantanal, mas em outras regiões do Estado, especialmente, para prevenir e reprimir os crimes de desmatamentos ilegais, extração ilegal de madeira, carvoarias ilegais, localização de possíveis erosões, visando à notificação para recuperação das áreas degradadas e prevenção aos vários crimes ambientais contra a fauna, flora, recursos hídricos e solo.
A operação com uso de helicóptero, além de facilitar a visualização dos crimes, agiliza a abordagem e possíveis autuações, haja vista a facilidade de pouso deste tipo de aeronave.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
Decreto cancela restos a pagar da Prefeitura de Campo Grande
Decreto consta em edição extra do Diogrande
Dólar avança 1% com exterior e fiscal no radar, mas recua mais de 2% na semana
O dia foi marcado por tombo das commodities
Homem é condenado a 15 anos em regime fechado por tentar matar companheira durante ‘roleta-russa’
A vítima havia se recusado a participar da ‘brincadeira’, mas acabou sofrendo um disparo
UFMS promove audiências públicas em Aquidauana e na Cidade Universitária
Audiências públicas voltadas à elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2030
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.