VÍDEO: Incêndios florestais com ‘túnel de fogo’ afetam reprodução de aves no Pantanal
Durante a primavera, as aves brancas, como garças, costumam construir ninhos para a reprodução
Lethycia Anjos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aumento dos incêndios florestais no Pantanal tem impactado diretamente o período de reprodução das aves nativas da região. Na última terça-feira (14), o fogo que atingiu as margens da BR-262, na região do Buraco das Piranhas, em Corumbá, afetou uma área que abriga uma imensa diversidade de espécies.
Conforme o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), o incêndio nessa região alcançou proporções significativas, criando um “túnel” de fogo e fumaça que queimou a vegetação em ambos os lados da rodovia, que conecta Campo Grande a Corumbá.
Utilizando armadilhas fotográficas, o IHP monitora a fauna na BR-262 e fornece suporte a outras instituições quanto ao uso de pontes de vazante como passagem para animais.
Wener Hugo Moreno, mestre em Biologia Animal e membro da equipe de monitoramento ambiental do IHP, destaca que devido à grande presença de aves na região, os incêndios florestais podem causar danos consideráveis às espécies.
“No período de setembro a outubro, durante a primavera, as aves brancas, como garças e outras de grande porte, usam esse período para nidificar, construindo ninhos para a reprodução. Os incêndios neste momento prejudicam diretamente esse processo natural”, explica o biólogo.
Segundo ele, os incêndios florestais têm um impacto significativo devido ao período de estiagem que, após as vazantes, cria o isolamento das baías, resultando em uma oferta alimentar essencial para as aves.
O Instituto Homem Pantaneiro é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 em Corumbá. O IHP atua na conservação e preservação do bioma Pantanal por meio de gestão de áreas protegidas, apoio a pesquisas científicas e promoção de diálogo entre os interessados na região.
Confira o vídeo:
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.