VÍDEO: Fumaça no Riviera Park preocupa mãe recém-operada com bebê que saiu da UTI

Nesta manhã, uma intensa fumaça de incêndios em terrenos baldios tomava a região

Karina Campos – 22/11/2023 – 10:45

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
fumaça
Fumaça intensa na região (Leitor Midiamax)

Uma densa fumaça de incêndios no bairro Riviera Park, em Campo Grande, tomava conta da região na manhã desta quarta-feira (22). A cidade passa por dias sem chuvas e umidade baixa do ar, o que reforça a preocupação de uma moradora com a saúde da mãe que recentemente realizou uma cesariana e a irmã que está saindo da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A jovem, que preferiu não se identificar, disse que a família tem inalado fumaça por queimadas em terrenos baldios próximos. A situação tem obrigado os moradores a deixar a própria casa temporariamente durante a incidência do odor e fuligem.

“Minha mãe está se recuperando e minha irmã sai da UTI neonatal e virá para casa daqui a uns dias. O problema respiratório pode piorar. Minha mãe fez uma cirurgia nesse ano para tratar um problema respiratório, além das alergias e rinite, entre outras. Minha avó é idosa, está passando uma temporada com a gente e também passou mal”.

Para se ter uma ideia do prejuízo, a moradora diz que quando estão em casa a família precisa usar máscara para não inalar a densa fumaça. “A gente já deixa reservado em casa para caso precise e sempre precisa. Lá no bairro tem muito lixo também. Até no meio da rua achar carcaça de animal morto”, descreve.

Multa

A multa por atear fogo em terreno baldio tem multa administrativa que varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00. Todas as denúncias sobre terrenos sujos e queimadas protocoladas pelo canal Fala Campo Grande ou para GFCP. Segundo o supervisor, todas são triadas, separadas e repassadas para auditores fiscais das regiões urbanas onde a denúncia se localiza.

Segundo a Semadur, com as denúncias em mãos são efetuadas diligências aos locais denunciados, sendo confirmado a veracidade da denúncia, notificações ou autos de infração são expedidos e encaminhados aos proprietários dos imóveis, determinando um prazo para cumprimento da irregularidade. Após o prazo da notificação, uma segunda vistoria é realizada no local e caso seja constatado que a irregularidade não foi sanada, a notificação se transforma em multa para o proprietário do imóvel.

Confira o vídeo:

Conteúdos relacionados