Uma densa fumaça de incêndios no bairro Riviera Park, em Campo Grande, tomava conta da região na manhã desta quarta-feira (22). A cidade passa por dias sem chuvas e umidade baixa do ar, o que reforça a preocupação de uma moradora com a saúde da mãe que recentemente realizou uma cesariana e a irmã que está saindo da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A jovem, que preferiu não se identificar, disse que a família tem inalado fumaça por queimadas em terrenos baldios próximos. A situação tem obrigado os moradores a deixar a própria casa temporariamente durante a incidência do odor e fuligem.

“Minha mãe está se recuperando e minha irmã sai da UTI neonatal e virá para casa daqui a uns dias. O problema respiratório pode piorar. Minha mãe fez uma cirurgia nesse ano para tratar um problema respiratório, além das alergias e rinite, entre outras. Minha avó é idosa, está passando uma temporada com a gente e também passou mal”.

Para se ter uma ideia do prejuízo, a moradora diz que quando estão em casa a família precisa usar máscara para não inalar a densa fumaça. “A gente já deixa reservado em casa para caso precise e sempre precisa. Lá no bairro tem muito lixo também. Até no meio da rua achar carcaça de animal morto”, descreve.

Multa

A multa por atear fogo em terreno baldio tem multa administrativa que varia de R$ 2.944,50 a R$ 11.778,00. Todas as denúncias sobre terrenos sujos e queimadas protocoladas pelo canal Fala Campo Grande ou para GFCP. Segundo o supervisor, todas são triadas, separadas e repassadas para auditores fiscais das regiões urbanas onde a denúncia se localiza.

Segundo a Semadur, com as denúncias em mãos são efetuadas diligências aos locais denunciados, sendo confirmado a veracidade da denúncia, notificações ou autos de infração são expedidos e encaminhados aos proprietários dos imóveis, determinando um prazo para cumprimento da irregularidade. Após o prazo da notificação, uma segunda vistoria é realizada no local e caso seja constatado que a irregularidade não foi sanada, a notificação se transforma em multa para o proprietário do imóvel.

Confira o vídeo: